ONU proclama Década de Ação para Nutrição

Notícias

ONU proclama Década de Ação para Nutrição

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na última sexta-feira (1º), em Nova Iorque, EUA, resolução que define que o período de 2016 a 2025 como a Década de Ação pela Nutrição.

O Brasil foi um dos 31 países que apresentaram a proposta. “Consideramos ser uma grande oportunidade para unir iniciativas e esforços para erradicar a fome e prevenir todas as formas de má nutrição”, afirmou o embaixador Antonio Patriota, representante permanente do país na ONU, ao defender a resolução no colegiado do organismo internacional.

O documento divulgado no evento pede à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e à Organização Mundial da Saúde (OMS), que liderem a implementação da década em colaboração com o Programa Mundial de Alimentos, PMA, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. A iniciativa também deve envolver mecanismos de coordenação como o Comitê das Nações Unidas para a Nutrição e plataformas multissetoriais como o Comitê sobre Segurança Alimentar Mundial. O texto também faz um convite à participação ativa de governos nacionais, sociedade civil, setor privado e academia, entre outros.

 

Desenvolvimento Sustentável

Para o chefe da FAO, José Graziano da Silva, esta resolução coloca a nutrição no “coração do desenvolvimento sustentável” e reconhece que melhorar a segurança alimentar e nutricional é “essencial” para se alcançar toda a Agenda 2030.

A resolução também endossa a Declaração de Roma sobre Nutrição e a Plataforma de Ação adotadas durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, Icn2, organizada pela FAO e OMS em novembro de 2014.

Com informações: ONU Brasil

Imagem: Divulgação.

 

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde