A relação do homem e a obtenção dos alimentos contada em um cinema 360°

Notícias

A relação do homem e a obtenção dos alimentos contada em um cinema 360°

Até o dia 13 de novembro, o Instituto Biológico, em São Paulo, receberá o “Arte Palavra Alimento”, um projeto que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Por meio de projeções realizadas em três domos, o VJ Spetto, o VJ Zaz e o VJ Ortega vão contar a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos.

O projeto tem como objetivo fazer o público se sentir parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos A.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício.

As projeções acontecem em três grandes domos geodésicos que são cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos 360°. Os visitantes percorrem esses domos que promovem a sensação de que o espectador está literalmente dentro da projeção.

No primeiro domo os visitantes vão passar por uma projeção mapeada intitulada “Palavra, som da vida”. O segundo e o terceiro domo apresentam projeções fulldome e trazem a temática “O Alimento e o tempo” e “Nós e o amanhã”.

Fome no Brasil – O Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos do mundo e bateu recordes de produção agrícola no ano passado. Em 2013, 52 milhões de brasileiros tiveram algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Apesar do número ser alto, ele está em queda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), entre 2009 e 2013, a quantidade de casas com insegurança alimentar caiu de 30,2% para 22,6%. No entanto, cerca de 7 milhões de pessoas ainda passam fome.

Hoje 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo e 15% são desperdiçadas na América Latina. 24% da produção mundial é perdida ao longo do processo sendo 24% em produção, 24% em manuseio e armazenamento, 5% em processamento e embalagem, 12% em distribuição e mercado e 35% em consumo. Essa comida desperdiçada poderia alimentar 28,5% da humanidade.

A ideia é proporcionar programação cultural gratuita aliada à educação e entretenimento, colaborando para a construção pessoal e cultural dos visitantes. “Queremos motivar uma mudança de atitude passando uma mensagem para reflexão crítica e educativa por meio de novas mídias e tecnologias”, ressalta o produtor cultural da produtora Incentivar, Léo Scopin.

A visitação é gratuita e o patrocínio é da empresa Syngenta. A realização é da produtora cultural Incentivar, empresa do Grupo Komedi, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto Biológico é um dos apoiadores do projeto.

Clique no link do vídeo para conhecer um pouco sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=mJO_docaaVw&feature=youtu.be

 

SERVIÇO: “Arte Palavra Alimento” – Uma viagem no tempo em fulldome

Data: 01/11 a 13/11/2016

Local: Instituto Biológico de São Paulo – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana

Horários: Segunda a sexta-feira: das 9h às 12h | das 13h às 17h; sábados, domingos e feriado: das 11h às 18h

Entrada gratuita

Com informações: Fonte Comunicação

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde