Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Sustentável Agricultura sustentável com geração de renda são pilares do projeto “Construindo o Amanhã” no sul da Bahia
Agricultura sustentável com geração de renda são pilares do projeto “Construindo o Amanhã” no sul da Bahia

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
10/01/2020
Alimentação Sustentável

Agricultura sustentável com geração de renda são pilares do projeto “Construindo o Amanhã” no sul da Bahia


Através do Sistema Agroflorestal (SAF) a iniciativa visa conscientizar agricultores e associações sobre o potencial produtivo e econômico do cultivo consorciado entre diversas espécies

O cacaueiro é uma planta nativa de uma região úmida, que vai do Peru ao México, passando pelas bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orenoco. Segundo recomendações da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), para cultivá-lo, é necessário que o solo seja profundo e bem drenado, além de necessitar de sombra para se desenvolver. Com essas características de cultivo, o Sistema Agroflorestal (SAF) mostrou-se propício. Esse sistema consiste em integrar diversas culturas de ciclo longo, médio e curto, com características de desenvolvimento que se complementam, para obter uma melhora na produção, sem prejudicar o solo. No caso do cacau, o seu plantio ao lado de árvores frutíferas ou palmeiras, favorece a criação de sombra e a manutenção da umidade no solo, remetendo ao seu bioma original; por isso, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das tecnologias mais bem-sucedidas para o plantio da espécie em diferentes regiões.
 
Projeto construindo o amanhã - Comunidade
 
Considerando esses benefícios, junto da necessidade de geração de alimentos e renda nas cidades de Buerarema, Una e Ilhéus, todas da região sul da Bahia, nasce a iniciativa Construindo o Amanhã, idealizada pela Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast). O objetivo do projeto é mostrar aos agricultores e associações que, através do SAF, é possível unir sustentabilidade com produção alimentar e geração de renda.

O PROJETO CONSTRUINDO O AMANHÃ

Ao longo de 2019, O Construindo o Amanhã impactou diretamente 40 famílias, que receberam assistência técnica, mudas (cacau, seringueira, bananeira, goiabeira e açaí), insumos, capacitação, monitoria de campo, recomendação agroecológica e enriquecimento agroflorestal, com a recuperação de 20 Unidades Produtivas Familiares (UPF’s). Cada área individual conta com 0,42 hectare, onde são cultivadas espécies arbustivas, herbáceas e arbóreas. Por sua relevância regional, o projeto foi selecionado na Edição 2019 do Edital da Fundação Cargill.

Maicon Silva, coordenador geral da Cooperast, conta que neste primeiro ano de parceria com a Fundação Cargill, já conseguiram a disponibilização de todas as áreas de cultivo, o preparo da compostagem, o plantio de mudas de cacau, o balizamento do SAF e a regulamentação cadastral de quase todas as famílias, processo que será concluído em dezembro deste ano. Alguns desafios também foram vencidos, como a quebra da resistência de alguns agricultores com relação ao SAF, através da prática e da percepção dos benefícios desse sistema de cultivo, a distância entre as áreas produtoras, minimizada com a promoção de mutirões que atuaram em todas as regiões, ainda que o deslocamento fosse complicado, e a proteção e nutrição das plantações, através da introdução de pequenas práticas agrícolas relevantes para esse sistema, como a utilização de biofertilizante e a cobertura de matéria orgânica na base da muda do cacau.
 
Projeto: Construindo o amanhã - Campo
 
Com relação ao impacto financeiro do projeto nas comunidades, o coordenador geral da Cooperast coloca que

“ainda não houve um grande impacto, apesar das mudas e sementes já terem sido entregues. Esse impacto virá a médio/longo prazo quando as bananeiras, plantas anuais, e os cacaueiros começarem a produzir.”

 
Como a região passa por períodos de estiagem, os agricultores estão aguardando o retorno da chuva para conseguirem diversificar a produção.

¹- https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146496/1/CACAU.pdf

Sobre a comunidade e famílias participantes, Maicon ressalta que

“na avaliação dos beneficiários os impactos do projeto na comunidade são favoráveis”

 
e acrescenta

“a estratégia do projeto é essa: os impactos positivos gerados pelo projeto na vida do produtor beneficiário, fará com que a comunidade local participe cada vez mais dos próximos projetos”.

 
A importância do acolhimento da causa pela Fundação Cargill também foi destacada pelo coordenador geral da Cooperast:

“Para os agricultores isso é uma vitória do associativismo. Trazer uma empresa de grande porte para dentro da comunidade, é uma grande oportunidade que estamos tendo de receber novas tecnologias de baixo impacto, mudas de qualidade, melhoramento do banco genético do cacau, adubação orgânica, assistência técnica, além da visibilidade que a associação ganha perante outras comunidades, isso para os agricultores é motivo de orgulho. A Fundação Cargill traz também a perspectiva de novos projetos, mais desenvolvimento rural e diminuição da desigualdade rural”

 
, finaliza.

Para o futuro, Maicon deseja expandir a percepção que a comunidade tem com relação ao potencial econômico e agrícola do cacau dentro do Sistema Agroflorestal:

“queremos mostrar que o cacau além de gerar grandes valores também é capaz de conservar a biodiversidade, e que é possível conviver com o meio ambiente em harmonia. Esperamos também que outros produtores sigam o exemplo desses pioneiros”.




Conteúdos relacionados



Como manter a biodiversidade do meio ambiente?

Sistemas agroflorestais em comunidades

Mudas em viveiro: como produzir?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade