Alimentação em Foco Menu
Alimentos da primavera: conheça os principais desta estação

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
03/11/2021
Notícias

Alimentos da primavera: conheça os principais desta estação


Essa estação traz, além da beleza das flores, uma grande safra de frutas, verduras e legumes como alimentos da primavera

Certamente você sabe que a primavera é a estação das flores, quando as árvores florescem e a paisagem se torna mais colorida.

Porém, esta também é a época de safra de grande variedade de frutas, verduras e legumes. Por isso, esse é o momento de investir numa dieta nutritiva e equilibrada, aproveitando a grande oferta de alimentos no mercado.

Antes de conhecer os alimentos da primavera, vamos entender um pouco mais sobre as estações.

Como se determinam as estações do ano?

Resumidamente, as estações do ano dependem da proximidade em que cada Hemisfério, Norte ou Sul, está em relação ao sol.

Vale lembrar que a Terra gira em torno do sol numa órbita elíptica (oval), ou seja, em alguns períodos está mais próxima do sol e em outros mais distante. Além disso, a Terra é levemente inclinada em relação ao Sol, por isso, enquanto a parte de cima (Hemisfério Norte) está mais próxima dos raios solares, consequentemente o Hemisfério Sul está mais distante e vice-versa.

A combinação do movimento de translação (movimento da Terra em relação ao sol) juntamente com a inclinação da Terra, determinam as estações do ano.

Desta forma, os hemisférios sempre estão em estações opostas, enquanto um está no inverno, o outro está no verão, enquanto um está no outono, o outro está na primavera.

No Brasil, a primavera acontece entre 22 de setembro e 21 de dezembro.

A estação da renovação

A primavera é a estação que antecede o verão e chega logo após o inverno. Por isso, depois de um longo período de frio e escassez, a primavera chega trazendo tudo que a natureza necessita para sua renovação: energia solar e água em abundância (na maioria das regiões).

Durante a primavera, as plantas trocam suas folhas, a maioria das espécies entra no ciclo reprodutivo e o tempo começa a esquentar.

Desta maneira, temos a safra de muitas espécies de frutas, legumes e verduras, tornando mais fácil nosso acesso aos alimentos da primavera que se encontram mais frescos, abundantes e baratos.

Listamos a seguir uma relação de alimentos da primavera para serem consumidos na estação.

Frutas

Abacaxi pérola

Acerola

Banana-nanica

Banana-prata

Caju

Coco Verde

Jabuticaba

Kiwi

Laranja lima

Laranja pera

Maçã fuji

Maçã gala

Mamão formosa

Manga

Maracujá

Meão

Mexerica

Morango

Néspera

Pêssego

Tangerina

Tomate

Legumes

Abóbora

Abóbora japonesa

Abóbora brasileira

Alcachofra

Batata-doce

Berinjela

Beterraba

Cará

Cenoura

Ervilha Torta

Ervilha Comum

Fava

Inhame

Pimentão amarelo

Verduras

Alho-poró

Almeirão

Aspargos

Brócolis

Cebolinha

Chicória

Coentro

Couve

Couve-flor

Endívias

Erva-doce

Escarola

Espinafre

Hortelã

Mostarda

Nabo

Rabanete

Os alimentos da primavera são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e alguns deles, como é o caso da ervilha, são ricos em proteínas também.

Priorizando os alimentos da estação e contemplando todos os grupos alimentares na sua dieta, com alimentos energéticos, construtores e reguladores em cada refeição, você garante uma alimentação equilibrada, saborosa e nutritiva durante todo o ano.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading