Alimentação em Foco Menu
Fundação Cargill tratou do tema alimentação através de investimento social, estímulo de voluntariado e presença digital, em 2019

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Fundação Cargill tratou do tema alimentação através de investimento social, estímulo de voluntariado e presença digital, em 2019


A alimentação é um direito humano básico e compreende o acesso a comida, segurança nutricional e sustentabilidade em toda cadeia alimentar. Além disso, o tema é uma das premissas básicas que garantem o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade. Entre os brasileiros, o ponto de maior atenção é a qualidade da alimentação: 8 em cada 10 se preocupam com a qualidade de seus hábitos alimentares, segundo dados da pesquisa A Mesa dos Brasileiros, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O assunto, que diz respeito a todos, também está presente na agenda de grandes corporações, que são agentes relevantes na transformação da comunidade que estão inseridas. Isso porque, além de terem uma responsabilidade social, possuem capacidade financeira e a expertise técnica necessárias para o apoio e desenvolvimento de iniciativas de cunho social.

A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO CARGILL EM 2019

A exemplo de corporações engajadas em questões sociais, no último ano, a Fundação Cargill atuou em diversas frentes, fortalecendo tanto a rede colaborativa dentro da instituição, através do programa corporativo de voluntariado Semeando Futuro, quanto as iniciativas de outras organizações, através do apoio aos projetos selecionados no Edital Fundação Cargill 4ª Edição e premiados na 4ª edição do Prêmio Alimentação em Foco, e do lançamento do Edital Fundação Cargill 5ª Edição e do Prêmio Alimentação em Foco, também em sua 5ª edição.

O engajamento dos voluntários, que ao longo do ano sugeriram organizações e ações para serem apoiadas e disponibilizaram tempo extra para o desenvolvimento e a realização das atividades, surpreendeu positivamente Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill, “foi muito além do proposto e esperado pela Fundação”.

Outro ponto importante no desenvolvimento das atividades da Fundação é a parceria entre a Fundação Cargill e as instituições apoiadas. Essa atuação conjunta é vista pela corporação como fundamental, uma vez que une habilidades e conhecimentos locais das organizações, com o suporte técnico, financeiro e humano que a Fundação dispõe. O resultado é uma relação de ganha-ganha que, segundo Yuri Feres, potencializa o impacto social dos projetos e proporciona o crescimento ano-a-ano de mais parcerias através dos editais anuais.

A instituição também esteve ativa no meio digital, com a inauguração do novo site totalmente repaginado, com conteúdo exclusivo e de qualidade relacionados a alimentação segura, sustentável e acessível, também foram realizados dois webinars sobre “monitoramento e avaliação de projetos” e “gerenciamento de projetos”, com participação de mais de 250 estudantes de todo o país ligados à Enactus, além de ter registrado milhares de downloads do Nutriquiz, aplicativo desenvolvido pela Fundação Cargill, que consiste num jogo de perguntas e respostas com foco em nutrição e que permitem ao usuário fazer escolhas mais conscientes na hora de se alimentar.

DETALHES DAS INICIATIVAS REALIZADAS

Semeando Futuro – Em 2019, foram cerca de 1.400 voluntários corporativos inscritos, distribuídos em cerca de 60 cidades, beneficiando mais de 56.000 pessoas em todo o país. Estes voluntários realizaram ao longo do ano, inúmeras palestras sobre o tema alimentação equilibrada, orientaram e construíram juntos com a comunidade hortas e espaços produtivos de alimentos, e executaram receitas saborosas e nutritivas por meio de oficinas de culinária.

Edital Fundação Cargill 4ª Edição – 13 projetos espalhados por 8 estados brasileiros receberam suporte técnico e financeiro ao longo de 2019, beneficiando 17.000 pessoas diretamente e 127.000 pessoas indiretamente.

4ª Edição do Prêmio Alimentação em Foco – Em parceria com a Enactus Brasil, esta edição contou com 15 projetos semifinalistas que beneficiaram 2.700 pessoas. Dois projetos vencedores receberam investimentos de R$7.000 e R$5.000, respectivamente. Todos os 15 projetos receberam investimento inicial para execução dos projetos e mentorias de funcionários voluntários da Cargill, pelo programa Semeando Futuro.

Edital Fundação Cargill 5ª Edição – Lançado em 2019, esta edição recebeu 653 inscrições de iniciativas de 22 estados brasileiros, número 3 vezes maior que a edição anterior, alcançando seu recorde. O recorde também foi batido na quantidade de projetos selecionados: 20 iniciativas que receberão suporte técnico e financeiro a partir de 2020. Todas seguiram uma dessas três linhas temáticas: iniciativas inovadoras no combate à perda e desperdício de alimentos; inovação tecnológica (soluções e pesquisa) na cadeia de alimentos e parcerias para inovação e o fortalecimento do empreendedorismo na cadeia da alimentação. Ao todo, serão beneficiadas 9.000 pessoas diretamente.

5ª Edição do Prêmio Alimentação em Foco – Com início em outubro de 2019, foram registrados 37 projetos inscritos, todos desenvolvidos pelos Times de Universidades de todo o país. O intuito é melhorar as condições de vida das comunidades do entorno das universidades. Do total de inscritas, 15 iniciativas foram selecionadas e estão recebendo auxílio financeiro e mentoria com profissionais da Cargill. O encerramento está previsto para julho de 2020.

Nutriquiz – O aplicativo, que pode ser jogado tanto individualmente, quanto em grupo, explora curiosidades sobre os alimentos e suas propriedades, trata de uma forma divertida as opções que podemos ter no momento de compor a nossa alimentação, traz questões que envolvem a saúde e a segurança na manipulação dos alimentos, além de abordar temas voltados para o estilo de vida equilibrado. Ele pode ser baixado gratuitamente através das Apps Stores mobile, e já alcançou milhares de downloads.

PRÓXIMOS PASSOS

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cargill, para 2020 a expectativa é manter o foco na causa da alimentação segura, sustentável e acessível, a partir de investimento social, para gerar transformação em organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e negócios sociais; dar continuidade ao programa de voluntariado corporativo Semeando Futuro com mais voluntários engajados e interessados na causa social da corporação, para que se sintam integrantes da transformação social que a empresa em que trabalham proporciona; lançar o Edital da Fundação Cargill 6ª Edição no primeiro quadrimestre do ano, para buscar mais iniciativas dentro das linhas temáticas que atuam; e estimular avanço de mais iniciativas no Prêmio Alimentação em Foco. “Isso tudo contribui para um terceiro setor mais fortalecido e tecnicamente mais preparado para atuar na transformação de uma determinada realidade”, finaliza Feres.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading