Jaca: quanta versatilidade e benefícios para sua saúde!

Notícias

Jaca: quanta versatilidade e benefícios para sua saúde!

Saiba mais sobre esse fruto, formas de consumir e seus benefícios para a saúde

Maior fruto comestível do mundo, a jaca é cultivada em todas as regiões tropicais do Brasil. Fonte de fibras, proteína, minerais e vitaminas, a jaca pode ser consumida de diversas maneiras, porém é vítima de preconceito por boa parte da população por ser uma fruta diferente: possui casca áspera, odor forte e sabor marcante.

Vamos entender um pouco mais sobre esse fruto tão peculiar?

A jaqueira

A árvore de jaca impressiona por seu tamanho, pode atingir 25 metros de altura e seus frutos podem alcançar 90 centímetros de comprimento e pesar até 36 quilos. O rendimento de uma jaqueira varia de 50 a 100 frutos por ano.

A jaqueira é nativa do sul e sudoeste da Ásia, originária da Índia e foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII. A jaqueira se adaptou muito bem ao clima brasileiro, o que não é de se admirar pois ela é fácil de ser cultivada: cresce rápido, resiste a pragas e suporta secas e altas temperaturas.

Enquanto outros vegetais básicos da alimentação humana, como trigo e milho, sofrem com as mudanças climáticas (aumento da temperatura da Terra, chuvas imprevisíveis, entre outras) a jaca se destaca por sua resistência.

Todas essas características chamaram a atenção de pesquisadores ao redor do mundo que sugerem o consumo de jaca como solução ao combate à fome.

Mas você deve estar pensando: a jaca é só um fruto, como usá-la para substituir outros alimentos, como vegetais e carnes, na nossa alimentação.

Você sabia?

Cerca de dez ou doze gomos da jaca são suficientes para alimentar uma pessoa por metade de um dia.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) reconheceu toda a potencialidade da jaca e a apontou como uma fruta promissora, há alguns anos. A partir daí, a jaca caiu de vez no gosto dos veganos e vegetarianos que passaram a utilizar sua versão in natura, ainda verde, para substituir a carne no seu cardápio alimentar.

Da jaca, aproveita-se tudo, sem desperdício de alimentos, quer ver?

Fibra

Com a jaca ainda verde, seus gomos são mais firmes e não tem sabor adocicado. As fibras que envolvem os bagos podem ser cozidas gerando uma polpa macia e consistente que depois de picada ou desfiada absorve muito bem os temperos adicionados.

Dessa forma, ela pode ser utilizada como substituta da carne, gerando receitas como: salgadinhos, sanduíches, hambúrgueres, tortas, entre outros.

Semente ou caroço

A semente de jaca é rica em amido, fibras, carboidratos e em antioxidantes. Ela pode ser consumida torrada no forno ou até mesmo ao ar livre em dias de sol quente.

As sementes torradas e trituradas formam uma espécie de farinha que pode ser usada em várias receitas, como bolos, biscoitos, pães e quibes.

As sementes ainda podem ser cozidas em panela de pressão com água e sal e consumidas em seguida, seu sabor lembra o do pinhão.

Folha

Tem ação antifúngica e antibacteriana e pode ser utilizada no preparo de chás.

Polpa madura

Quando a fruta está madura, polpa doce que recobre os caroços é muito saborosa e pode ser consumida in natura. Além disso, ela serve para produção de doces e geleias.

Dica:

A jaca solta uma seiva grudenta ao ser manuseada. Para driblar esse efeito desagradável, unte as mãos e utensílios que serão utilizados no seu preparo com óleo de soja e, se preferir, use também luvas descartáveis.

A jaca é um fruto rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Desse modo, seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Benefícios da jaca para seu organismo

Combate a pressão alta:  por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

Auxilia na boa digestão: o consumo da jaca está diretamente ligado ao combate às úlceras e outros transtornos digestivos graças à grande quantidade de fibras presentes em sua composição, ajudando a prevenir a constipação e favorecendo uma boa digestão.

Previne anemia: a jaca repõe nutrientes essenciais para o organismo, além de ter a vitamina C em sua composição, que aumenta a absorção de ferro, mineral fundamental para a prevenção e o combate à anemia.

Retarda o envelhecimento da pele:  os antioxidantes compostos na jaca também são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células, proporcionando uma pele bonita, sem rugas ou flacidez. O consumo da fruta ajuda também a combater a ação dos radicais livres, prevenindo diversas doenças crônicas.

Ossos saudáveis: com alta quantidade de cálcio, a fruta tropical é aliada ao combate do envelhecimento celular e à perda da massa muscular. A jaca ajuda a promover ossos saudáveis e resistentes, prevenindo o desenvolvimento futuro da osteoporose.

Aumenta a energia: a fruta é rica em açúcares, como a frutose, o que confere ao corpo bons níveis de energia para executar as atividades diárias.

Visão mais saudável: a vitamina A presente na jaca protege seus olhos dos raios UV e previne catarata. Devido a seu efeito antioxidante, ela é eficaz para evitar a degeneração da retina.

Repõem nutrientes essenciais: por ser rica em fibras, carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C, ao ingeri-la, repomos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo.

Auxilia no combate ao câncer: a jaca tem alto teor antioxidante e por isso existem diversos estudos que associam a fruta ao auxílio da prevenção do câncer.

Agora que você já conhece toda a versatilidade da jaca, aproveite a primavera, que é sua estação mais fértil, para consumir este fruto tão rico em nutrientes e usufruir todos os benefícios que ele pode proporcionar à sua saúde.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde