Alimentação em Foco Menu
Cargill e Gastromotiva impulsionam impacto social e econômico por meio do poder da alimentação

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Cargill e Gastromotiva impulsionam impacto social e econômico por meio do poder da alimentação


Organizações se unem para levar o Movimento de Gastronomia Social para o mundo

A organização brasileira sem fins lucrativos Gastromotiva e a Cargill estão se unindo para globalizar o Movimento de Gastronomia Social, que usa o poder da alimentação para enfrentar a desigualdade social, melhorar a educação nutricional, eliminar o desperdício de alimentos e gerar empregos.

A Cargill assinou como parceiro fundador, que inclui um compromisso de três anos e US$ 1,5 milhão para ampliar a intervenção social para enfrentar esses desafios urgentes em todo o mundo.

A Gastromotiva foi a pioneira do Movimento de Gastronomia Social, com os chefs direcionando o esforço nas comunidades locais. Fortes parcerias públicas e privadas são vitais para traduzir esse impacto em escala global.

“Esta parceria reúne duas organizações focadas em mudanças sociais e econômicas por meio da alimentação”, disse David MacLennan, Chairman e CEO da Cargill. “Ao combinar o foco comunitário da Gastromotiva com o propósito e a experiência global da Cargill, podemos escalar o Movimento de Gastronomia Social e gerar um impacto positivo em nutrir pessoas em todo o mundo.”

 

Conectando o mundo por meio da alimentação e a educação

O Chef David Hertz fundou a Gastromotiva para fomentar oportunidades para aqueles que vivem às margens da sociedade, enquanto também trabalha para combater o desperdício de alimentos.

Atualmente, eles oferecem formação profissional em gastronomia, empreendedorismo e educação nutricional em comunidades do Brasil, El Salvador, Africa do Sul e México.

O impacto da organização pode ser visto no Refettorio Gastromotiva, uma cozinha comunitária no Rio de Janeiro que serve como escola e restaurante. Lá, os alunos recebem formação profissional gratuita e ajudam a preparar refeições deliciosas e saudáveis feitas com o excedente de alimentos que de outra forma seriam desperdiçados. As refeições são servidas em um restaurante para pessoas em situação de vulnerabilidade social em um espaço que encoraja o diálogo e a companhia

“Cargill e Gastromotiva estão juntando forças para fazer algo muito maior do que nós mesmos – acelerar um movimento que chegará a todos”, disse David Hertz. “Ao treinar pessoas para trabalhar como chefs, alimentando aqueles que precisam e usando alimentos que de outra forma seriam desperdiçados, geramos oportunidades, empoderamos por meio do trabalho.”

A parceria de três anos da Cargill, anunciada nesta semana no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, foi estabelecida para levar este modelo à escala. Os parceiros se concentrarão no lançamento de uma plataforma online e no estabelecimento de novos centros de Gastronomia Social em comunidades de todo o mundo.

“A comida é o grande conector – e o Movimento de Gastronomia Social pode servir como um equalizador – restaurando dignidade e respeito para quem precisa de uma refeição ou de um emprego”, disse Devry Boughner Vorwerk, vice-presidente corporativo da Cargill.

Ela observou que a parceria visa enfrentar os mesmos desafios que sustentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Por meio da educação e formação práticas, a Gastronomia Social ajuda o mundo a abordar alguns dos nossos maiores desafios, da fome ao desemprego e da disparidade econômica aos resíduos alimentares.”

“Num mundo polarizado, a Gastronomia Social pode nos unir em uma refeição compartilhada. Pode ser a conexão entre soluções para a bases da pirâmide, políticas públicas e líderes empresariais. Esse mundo de transformações rápidas requer ações conjuntas e boas soluções mais do que nunca,” afirma Nicola Gryczka, CEO da Gastromotiva.

Para saber mais, visite a página da Gastromotiva.

Confira algumas fotos do Movimento de Gastronomia Social:

 

 




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading