Alimentação em Foco Menu
Startup Tech: Universidade e empreendedorismo

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Startup Tech: Universidade e empreendedorismo


Programa “Circuito Startup Tech” incentiva o empreendedorismo entre os jovens brasileiros

Nossa sociedade vive um período de muito dinamismo em vários setores distintos como, tecnológico, econômico e cultural.

Dentro das universidades esse impacto não é diferente, elas são afetadas pelo movimento inovador da sociedade e começam, cada dia mais, a aceitar o empreendedorismo como formação de atitudes e habilidades acadêmicas dos jovens.

Empreender já faz parte da cultura do brasileiro. A pesquisa “Empreendedorismo no Brasil – Relatório executivo 2018”, com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e apoio de IBQP, Sebrae e UFPR no Brasil, mostrou que a taxa de empreendedorismo é de 38% entre pessoas de 18 a 64 anos de idade, representando aproximadamente um quarto da população brasileira.

Grande parte do desenvolvimento e crescimento de um país se dá graças ao trabalho de empreendedores. Assim sendo, torna-se imprescindível que a cultura empreendedora esteja presente nas universidades.

No entanto, não é isso o que acontece na maioria das universidades brasileiras, onde esse tema ainda não é suficientemente estimulado entre os jovens. Além disso, existe uma cultura popular transmitida por gerações anteriores que afirma que empreender é muito difícil e custoso.

Para ajudar a mudar esse cenário, o Wylinka, uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, idealizou o programa Circuito Startup Tech.

O Startup Tech é um programa de formação empreendedora que visa captar boas ideias e pessoas no ambiente acadêmico para transformar conhecimento em empreendimento de base tecnológica.

Apoiado em 2020 pelo Edital da Fundação Cargill, o programa já está na sua terceira edição.

Alimentação Segura, Sustentável e Acessível

A temática escolhida para a edição de 2020 é Alimentação Segura, Sustentável e Acessível e busca explorar o desenvolvimento de soluções para a cadeia da alimentação a partir de contato com a academia, além de sensibilizar estudantes e pesquisadores ao empreendedorismo de base tecnológica.

O Circuito Startup Tech tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação de cidades onde o projeto é executado. O perfil técnico vai buscar alunos das áreas relacionadas à temática estipulada pela edição, como engenharia de alimentos, nutrição, agronomia, química, bioquímica, e outras áreas não necessariamente ligadas à produção de alimentos. Já o perfil de negócios buscará alunos das áreas ligadas à gestão como, administração, direito, economia, engenharias, gestão da informação, entre outras áreas.

Duas rodadas do evento já ocorreram no mês de junho nas cidades de Viçosa e Uberlândia, em Minas Gerais.
Alguns números da edição de Viçosa:

  • 14 parceiros locais envolvidos
  • 16 mentores convidados: 10 mentores de Negócios, 3 mentores da área de impacto, 3 mentores da área Técnica.
  • 4 jurados para a banca final
  • 20 horas de imersão ao longo do final de semana
  • 34 participantes
  • 7 projetos de inovação criados em um final de semana

Alguns números da edição Uberlândia:

  • 13 parceiros locais envolvidos
  • 14 mentores convidados: 10 mentores de Negócios, 2 mentores da área de impacto, 2 mentores da área Técnica.
  • 4 jurados para a banca final
  • 20 horas de imersão ao longo do final de semana
  • 116 participantes inscritos
  • 40 selecionados
  • 7 projetos de inovação criados em um final de semana

O evento de imersão no programa está previsto para acontecer nos meses de setembro e outubro dentro de um ambiente 100% virtual. O programa terá a duração de 3 dias e carga horária de 20h e terá foco nas cidades de Curitiba e Goiânia.

Iniciativas como esta promovem a aproximação entre a academia, mercado e sociedade, despertando os alunos para o empreendedorismo socioambiental, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e qualificando agentes de inovação no ecossistema local.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading