Alimentação em Foco Menu
Com incentivo da Fundação Cargill, Narrativa da Imaginação desenvolve projeto social sobre educação alimentar

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Com incentivo da Fundação Cargill, Narrativa da Imaginação desenvolve projeto social sobre educação alimentar


A novidade disponibilizará jogos com a temática alimentação saudável, encontros presenciais e funcionará nas versões web e mobile.

A Fundação Cargill, em 2019, apoia mais um projeto, desta vez em parceria com a Narrativa da Imaginação na criação do projeto Menu: portal de jogos sobre educação.

Reconhecida na região de Uberlândia (MG), a Narrativa da Imaginação desenvolve trabalhos em educação, cultura, saúde, meio-ambiente e esportes.

Em dez anos de existência, a organização foi responsável pelo desenvolvimento de ações sociais em parceria com outras instituições, como equipe de nutricionistas do Programa Mesa Brasil, do Sesc, o Conselho de Alimentação Escolar e estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

O PROJETO

A parceria entre a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Narrativa da Imaginação e Fundação Cargill nasceu em 2016, com o projeto Cartas na Mesa, apoiado pelo edital público anual da Fundação Cargill.

“O Cartas na Mesa mostrava quantas porções de proteína, legumes e frutas são necessárias em uma refeição para atender às necessidades nutricionais de cada indivíduo. Foi um projeto muito bacana para nós, pois foi o primeiro projeto gerador de renda da organização”, explica Rafael Correia Rocha, diretor da Narrativa da Imaginação.

Como um desdobramento desse projeto inicial a Narrativa da Imaginação aplicou para 2019 o projeto Menu: portal de jogos sobre educação alimentar. A iniciativa visa a criação de um portal online que disponibilizará um acervo de jogos sobre educação alimentar nos idiomas inglês, espanhol e português. Encontros presenciais também farão parte do projeto e neles será possível realizar jogos presenciais, debates e cursos, sempre com a presença de especialistas do tema.

Segundo o diretor da Narrativa, o projeto surgiu como um jogo de tabuleiro e para cria-lo, a organização contou com o apoio da Fundação Cargill e a consultoria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA, da UNICAMP. Atualmente, o Menu é utilizado como oficina no programa de voluntariado Semeando Futuro.

Ainda de acordo com a Narrativa, o Menu: portal de jogos sobre educação alimentar, além de atingir crianças e jovens, impactará profissionais da saúde e indiretamente, familiares, professores e escolas. A expectativa é que o projeto beneficie 1.000 pessoas diretamente e 6000 indiretamente.

Além da versão física, os jogos ainda estarão disponíveis nas versões mobile e web. “O mundo tem sido cada vez mais conectado e a produção dessa plataforma virtual traz a possibilidade de impactarmos cada vez mais jovens. Queremos alcançar todo o continente americano e por isso, estamos investindo na opção multi-idioma. É uma chance de nos comunicarmos com o maior número de pessoas, pois alimentar-se bem é algo importante em qualquer lugar do mundo”, enfatiza com orgulho o diretor.

 

IMPLEMENTAÇÃO

Atualmente, o projeto ainda está em fase de implementação e a expectativa é que nos próximos quatro meses, a etapa de testes dos jogos sobre educação e revisão gramatical sejam concluídas.

A Narrativa ainda afirma que acredita no projeto e que ele será uma excelente ferramenta para disseminar conhecimento para o maior número de pessoas, coincidindo com a missão da Fundação Cargill: promover uma alimentação segura, sustentável e acessível.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading