Como armazenar alimentos na geladeira? Saiba como organizar e conservar

Notícias

Como armazenar alimentos na geladeira? Saiba como organizar e conservar

Assim como a escolha dos alimentos que vamos consumir deve ser feita com cuidado, é fundamental ter atenção para o correto armazenamento da comida na geladeira.

Organização dos alimentos na geladeira diminui riscos de contaminação

Na hora de organizar, lembre-se que cada compartimento da geladeira tem uma função específica.

“Saber como armazenar e conservar os alimentos é condição essencial para se evitar problemas como a contaminação por microrganismos”, explica a Dra. Fabiana Poltronieri, nutricionista, doutora em Ciência dos Alimentos, e conselheira do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3).

Além de ser necessária a higienização dos alimentos, os riscos de contaminação aumentam com o armazenamento incorreto e por tempo incorreto. Para a nutricionista, a geladeira deve ser mantida higienizada, limpa, sem resíduos de alimentos, com recipientes devidamente fechados, respeitando prazos de validade antes e depois da abertura da embalagem original.

“Talvez o mais importante seja manter a porta aberta o menor tempo possível, utilizar recipientes adequados e destinados exclusivamente para este fim, manter a geladeira limpa, higienizada, não guardar alimentos em panelas”, esclarece Fabiana.

Mas como saber o que guardar e onde guardar?

Cereais e leguminosas que ainda não foram preparados, açúcar e enlatados, por exemplo, não devem ser guardados em geladeira. Já as carnes, ovos, leites e derivados, e comidas prontas devem ser refrigerados.

“Armazenar de forma adequada os alimentos contribui para a sua correta conservação e manutenção das características nutricionais e sensoriais desejáveis, o que por sua vez interfere na alimentação saudável”.

Como armazenar alimentos na geladeira?

  • Prateleiras superiores
    Nas prateleiras superiores da geladeira, coloque os alimentos que necessitam de maior refrigeração, tais como leite e seus derivados.
  • Prateleiras inferiores
    Nas prateleiras inferiores, os alimentos que necessitam de menos refrigeração. Legumes, verduras e frutas na caixa específica para eles da geladeira.
  • Porta da geladeira
    Na porta podem ser guardadas latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.
  • Freezer
    No freezer, carnes e preparações certamente terão um tempo de conservação maior, chegando há meses. Lembre-se de congelar em quantidades menores, adequadas ao seu consumo, pois uma vez descongelado o alimento não deverá voltar a ser congelado novamente.

 

Alimentos perecíveis e não perecíveis

Os alimentos menos perecíveis, como as geleias e doces, devem ser conservados em geladeira, pois apresentam durabilidade maior.

Já os alimentos não perecíveis, tais como os grãos, cereais, leguminosas, açúcar, enlatados, devem ficar em locais frescos, ventilados, protegidos do calor e da umidade excessiva.

 

Outros cuidados no armazenamento de alimentos

  • Mantenha o freezer (ou o congelador) e a geladeira na temperatura adequada. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 7ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.
  • Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.
  • Verifique sempre a data de validade dos produtos armazenados e mantenha a geladeira limpa.
  • A geladeira nunca deve ficar muito cheia de alimentos. Organize-a de forma que seja possível visualizar rapidamente tudo o que há disponível. Isso ajuda a ver o que está faltando e o que deve ser consumido rapidamente, atitudes essenciais para o consumo consciente.
  • As prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas, para não dificultar a circulação do ar frio.
  • Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos.
  • Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele.

 

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde