Como fazer horta em casa?

Notícias

Como fazer horta em casa?

Saiba os principais cuidados para ter sucesso ao fazer horta em casa

Pensando em ter em casa um cantinho para cultivar os seus próprios temperos? Que tal tirar essa ideia do papel seguindo as nossas orientações de como fazer horta em casa

A busca pelo estilo de vida saudável, a vontade de ter um passatempo prazeroso e a necessidade de economizar nas despesas do mês fez com que muitas pessoas se interessassem em ter a sua própria horta.

Dependendo do espaço disponível em casa, é possível cultivar além de temperos e hortaliças, legumes e raízes.

É importante saber que para fazer horta em casa são necessários cuidados constantes e disponibilidade de tempo com as plantinhas. 

Irrigação, adubagem e observação da saúde das plantas são algumas tarefas exigidas para quem quer colher alimentos frescos e de qualidade durante todo o ano.

Definindo o local

Ao contrário do que se imagina, não é necessário muito espaço para começar a plantar. É possível se plantar em canteiros, vasos, jardineiras, caixotes e até embalagens de leite longa vida. 

O importante na escolha do local é que ele seja arejado, com acesso fácil à água e tenha a incidência de pelo menos 4 horas de luz solar diária. Isso porque, diferente de outras plantas, os vegetais de horta necessitam da luz do sol para se desenvolver, e não somente da luminosidade.

Quintal, sacadas dos apartamentos ou até mesmo a cozinha e área de serviço, representam boas opções para iniciar o plantio da sua horta.

Escolhendo as espécies

Após a escolha do local, é hora de escolher quais espécies plantar. Se o espaço for muito compacto, priorize plantas como: 

  • Alecrim;
  • Manjericão;
  • Agrião;
  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Manjerona;
  • Orégano;
  • Louro;
  • Tomilho. 

Se dispor de um ambiente maior, é possível cultivar alface, beterraba, abobrinha, espinafre e pepino, entre outros vegetais, conforme a sua preferência.

Providenciando os recipientes

Você pode começar com um viveiro de plantas (semelhantes a uma forma de gelo, porém destinados ao plantio), vasos ou canteiros, dependendo do seu espaço. 

Para quem quiser recorrer a um recipiente reciclável, uma boa dica é utilizar garrafas pets, latas de molho de tomate ou embalagens de leite longa vida.

Outra opção para fazer horta em casa é criar um jardim suspenso, uma técnica de jardinagem que permite que as plantas cresçam verticalmente, penduradas em paredes ou muros. 

O importante é certificar-se que os recipientes contêm furos ao fundo para escorrer o excesso de água e evitar que as raízes apodreçam.

Preparando o terreno

Para quem mora em casa com quintal, pode plantar sementes ou as mudas diretamente na terra. O solo contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Nos outros recipientes é necessário utilizar terra adubada pronta para o plantio. Pode comprá-la prontamente em casas de jardinagem ou preparar a sua própria terra adubada misturando terra preta, areia e adubo orgânico na mesma proporção.

Receitas para o preparo de adubo orgânico

Cascas de ovos

Este adubo natural é rico em cálcio e potássio. Para o preparo é necessário lavar e triturar as cascas dos ovos com a ajuda de um pilão ou fazendo uso de um liquidificador. 

Neste caso, adicione um pouco de água para ajudar no processo de moagem das cascas. Quanto mais moídas, melhor será a absorção dos seus nutrientes. 

Em seguida, aplique a “farofa” de cascas de ovos na terra e misture bem.

Borra de café

A borra de café é excelente fonte de fósforo e potássio, ótimos para o desenvolvimento da planta. Após coar o café (sem açúcar), espere esfriar a borra do coador e então aplique na terra. Regue um pouco em seguida.

Cascas de vegetais

Para quem tem horta em casa, as cascas dos vegetais não são desperdiçadas nunca. Basta cortá-las em cubos e misturá-las na terra do vaso ou recipiente da horta. Elas ajudam na saúde da planta, fornecendo fibras e minerais orgânicos.

O solo precisa ser fértil e “fofo” para facilitar a absorção dos nutrientes e ter bom desenvolvimento das raízes. 

Irrigação

A horta precisa ser irrigada diariamente.

A rega sempre deve ser feita em horários em que o sol não está forte, como no início da manhã e final da tarde. O excesso de calor dos horários do meio do dia pode “cozinhar” a raiz da planta. 

O solo deve se manter úmido, mas nunca encharcado para não haver a proliferação de fungos e bactérias.

Cuidados ao fazer horta em casa

Cuide sempre para que as ervas daninhas não cresçam e comecem a “competir” com a planta pelos nutrientes encontrados no solo.

  • Tente começar o plantio com mudas que já possuem folhas. Plantar sementes requer maior atenção e um pouco de prática.
  • Observe sempre a saúde da planta, a sua coloração, o aparecimento de manchas e o seu processo de desenvolvimento para combater rapidamente o ataque de pragas.
  • Utilize palitos para apoiar as mudas que começam a crescer, amarrando-as com barbantes. Assim elas se desenvolvem melhor. 
  • Retire sempre galhos e folhas velhas para não ocasionar o enfraquecimento da planta.
  • Ao realizar a poda dos galhos utilize tesoura esterilizada evitando contaminações.
  • Utilize bastante a sua horta, tirando as folhas para consumo. Isso estimula o crescimento de novas folhas, evitando que elas murchem ou sequem.
Importante

Cuidado com focos de mosquito da dengue: nunca deixe água acumulada nos pratinhos dos vasos e mantenha o local sempre limpo e seco.

Fontes:

https://nadafragil.com.br/aprenda-como-fazer-uma-horta-em-casa/

https://www.historiasdecasa.com.br/2020/07/09/como-ter-uma-horta-em-casa/

https://www.petz.com.br/blog/plantas/horta-organica/

https://uaulimpeza.com.br/blog/montar-uma-mini-horta-em-casa/

https://vidasimples.co/ser/5-dicas-para-comecar-sua-horta-em-casa/

https://blog.unis.edu.br/saiba-o-passo-passo-para-montar-uma-horta-organica-em-casa/

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde