Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Saiba como fazer a poda de plantas
Saiba como fazer a poda de plantas

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
06/10/2021
Notícias

Saiba como fazer a poda de plantas


Conheça o passo a passo para uma eficiente poda de plantas

A estrutura de uma planta funciona de forma harmônica, distribuindo nutrientes igualitariamente. Entretanto, fatores externos – como presença de luminosidade, posição dos galhos e presença de pragas – interferem na distribuição do fluxo da seiva da planta.

Desta maneira, a planta não atinge a plenitude do seu desenvolvimento, crescendo pouco ou de maneira irregular.

Ao realizar a poda de plantas, deixamos a distribuição de nutrientes mais igualitária. Com isso, a planta se desenvolve por inteiro e com muito mais saúde.

Qual o objetivo da poda de plantas?

A poda de plantas tem o objetivo de controlar a forma e o porte da planta. Além de estimular sua frutificação e floração.

Confira a seguir o passo a passo para uma poda eficiente da suas plantas:

Escolha das ferramentas

Separe uma tesoura própria para poda ou uma tesoura afiada, pois quando as lâminas estão “cegas” podem “machucar” e assim, prejudicar a planta.

Se necessário, utilize luvas para evitar cortar as mãos durante o processo.

Esterilização

Aproxime a tesoura por alguns segundos de uma chama de fogão ou de um maçarico para esterilizar o material. Aguarde até o instrumento esfriar para poder realizar a poda das plantas.

Se preferir, esterilize a tesoura mergulhando-a em um recipiente com água e uma colher de chá de água sanitária. Seque bem a tesoura antes de usá-la nas plantas.

Folhas caídas

Faça uma inspeção no solo das plantas e remova cuidadosamente todas as folhas caídas, pois elas podem atrair pragas ou facilitar a criação de mofo no local.

Poda de galhos e folhagens “doentes”

É preciso remover galhos secos, doentes ou quebrados. Pois eles atrapalham o acesso a luminosidade no interior das copas das plantas além de sugar sua energia.

Localize também todas as folhas ressecadas, murchas ou com aparência amarelada, marrons ou descoloridas.

Curve a tesoura em um ângulo de 45 graus em relação ao galho e realize o corte destas folhagens um pouco depois da área afetada, garantindo que só reste a parte saudável da planta.

Não apare galhos que estejam verdes e viçosos.

Se houver suspeita da presença de bactérias na planta, limpe as lâminas da tesoura com álcool isopropílico entre uma poda e outra para não contaminar as demais partes da planta.

Se um grupo de folhas do mesmo galho precisa ser removido, é aconselhável cortar o galho inteiro, tomando o devido cuidado para preservar o caule da planta.

Podando galhos avantajados

Para promover um crescimento saudável e homogêneo da planta, retire metade dos ramos mais longos, podando-os em um terço de seu comprimento.

Mantenha sempre a angulação da tesoura em 45 graus em relação ao caule da planta.

Galho-ladrãoAlgumas plantas desenvolvem um galho bem mais forte, vigoroso e com crescimento superior aos demais. Esse galho, chamado de galho-ladrão, atrapalha o desenvolvimento da planta. Por isso, deve-se cortá-lo desde o tronco.

Retirar os ramos frouxos, compridos demais ou pendentes da planta, possibilita que ela cresça de maneira mais copada e densa.

Volume de poda

É recomendável que a cada poda elimine-se de 10 a 20% da planta. Remover além deste limite pode prejudicar no desenvolvimento da espécie.

Periodicidade

Realize a poda de plantas a cada 3 ou 4 semanas para manter um desenvolvimento saudável.

Finalizando a poda

Para finalizar o processo, fertilize o solo, repondo nutrientes escassos e irrigue a planta de acordo com a necessidade de cada espécie.

É comum acumular poeira e terra nas folhagens maiores. Limpe-as cuidadosamente com um pano úmido para manter o viço da planta.

Se a planta é uma árvore que está em praça pública – ou mesmo na calçada de sua casa -, procure informação sobre o procedimento correto e eventuais autorizações necessárias para realizar esta poda.

Algumas cidades regulamentam esta atividade mediante uma Lei, ou até mesmo oferecem este serviço para o cidadão.

Nunca “pinte” os troncos das árvores! É um hábito comum em algumas regiões, em que a pessoa após podar a árvore, ela pinta de brando ou mesmo outra cor clara o tronco da árvore para ficar “bonito”. Porém, esta pintura em alguns lugares é considerada crime ambiental!  Fique atento.

Realizar a poda de plantas com regularidade, promove um impulso de crescimento e saúde às plantas, evitando a presença de pragas ou surgimento de doenças.




Conteúdos relacionados



Profissões ligadas à agricultura

Como fazer horta em casa?

Como e por que evitar a gordura trans?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade