Construção de entreposto permitirá ampliação de mercado para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul

Notícias

Construção de entreposto permitirá ampliação de mercado para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul

A Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março, localizado no distrito de Arapuá, em Três Lagoas (MS), é uma das cinco organizações selecionadas pela Fundação Cargill para receber apoio por meio do Edital 2016. No assentamento moram 69 famílias e 20 delas se dedicam ao cultivo de frutas e verduras. Com o projeto “Do Campo à Cidade”, a organização vai construir um entreposto de cerca de 108 m² para armazenar de forma adequada esta produção. A partir daí, os produtores passarão a atuar dentro das normas da Vigilância Sanitária do município, e poderão ampliar o seu mercado.

Atualmente, os produtores do Assentamento Vinte de Março comercializam cerca de sete toneladas de alimentos na feira livre da cidade, e também através de contratos com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Com a construção do barracão, que já está começando, vamos nos adequar às exigências da Prefeitura, o que vai nos permitir negociar outros contratos com restaurantes da cidade”, conta a presidente, Luciney Alves Ferreira.

O projeto, segundo ela, será fundamental para o aumento da renda das famílias do assentamento. “Com a ampliação do mercado, vamos produzir mais e aumentar a nossa renda. Além disso, outras famílias estão começando suas hortas, o que vai nos permitir aumentar a nossa produção para dar conta de atender os novos clientes. Quatro novos contratos já estão em negociação”, revela Luciney.

Além da adequação à legislação, a construção do entreposto permite uma melhor conservação dos alimentos e, consequentemente, a redução do desperdício. Também vai contribuir para melhorar a apresentação dos produtos, agregando valor.

A analista de projetos da Fundação Cargill, Perla Steirensis, explica que o projeto “Do Campo à Cidade” foi selecionado para receber apoio pelo seu grande potencial de transformação da realidade local. “O nosso apoio vai permitir a ampliação de um negócio que já está em andamento. A expectativa é que, ao final do projeto, as famílias tenham um incremento de 20% na sua renda”, explica.

Perla diz ainda que, além de impactar positivamente as famílias diretamente envolvidas, o projeto vai beneficiar crianças matriculadas em escolas públicas da cidade, já que a Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março tem contratos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A intenção é que eles aumentem o número de contratos de fornecimento para o PNAE, permitindo, assim, que mais crianças tenham acesso a alimentação de qualidade, produzida dentro do sistema de agroecologia”, enfatiza.

Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março

A Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março foi criado em 2009 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), beneficiando 69 famílias com 13 hectares de terras para cada família.

Em outubro de 2010, a associação firmou a parceria com a empresa Fíbria, que passou a fornecer insumos para os cultivos agrícolas, assistência técnica em gestão de produção, gestão comunitária e em comercialização, estimulando, assim, o início do cultivo de hortaliças no sistema agroecológico.

Em 2013, os produtores iniciaram a comercialização de seus produtos, e hoje a produção de hortifrutis é a principal fonte de renda das famílias.

Porém, a partir de 2015, para continuar acessando as políticas públicas e mercados convencionais, tornou-se necessário adequar a estrutura fisica da associação às normas de higiene e sanidade para pré-beneficiamento de verduras e hortaliças, para garantir as licenças e alvarás exigidos pela legislação atual.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde