Alimentação em Foco Menu
Construção de entreposto permitirá ampliação de mercado para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Construção de entreposto permitirá ampliação de mercado para famílias assentadas no Mato Grosso do Sul


A Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março, localizado no distrito de Arapuá, em Três Lagoas (MS), é uma das cinco organizações selecionadas pela Fundação Cargill para receber apoio por meio do Edital 2016. No assentamento moram 69 famílias e 20 delas se dedicam ao cultivo de frutas e verduras. Com o projeto “Do Campo à Cidade”, a organização vai construir um entreposto de cerca de 108 m² para armazenar de forma adequada esta produção. A partir daí, os produtores passarão a atuar dentro das normas da Vigilância Sanitária do município, e poderão ampliar o seu mercado.

Atualmente, os produtores do Assentamento Vinte de Março comercializam cerca de sete toneladas de alimentos na feira livre da cidade, e também através de contratos com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Com a construção do barracão, que já está começando, vamos nos adequar às exigências da Prefeitura, o que vai nos permitir negociar outros contratos com restaurantes da cidade”, conta a presidente, Luciney Alves Ferreira.

O projeto, segundo ela, será fundamental para o aumento da renda das famílias do assentamento. “Com a ampliação do mercado, vamos produzir mais e aumentar a nossa renda. Além disso, outras famílias estão começando suas hortas, o que vai nos permitir aumentar a nossa produção para dar conta de atender os novos clientes. Quatro novos contratos já estão em negociação”, revela Luciney.

Além da adequação à legislação, a construção do entreposto permite uma melhor conservação dos alimentos e, consequentemente, a redução do desperdício. Também vai contribuir para melhorar a apresentação dos produtos, agregando valor.

A analista de projetos da Fundação Cargill, Perla Steirensis, explica que o projeto “Do Campo à Cidade” foi selecionado para receber apoio pelo seu grande potencial de transformação da realidade local. “O nosso apoio vai permitir a ampliação de um negócio que já está em andamento. A expectativa é que, ao final do projeto, as famílias tenham um incremento de 20% na sua renda”, explica.

Perla diz ainda que, além de impactar positivamente as famílias diretamente envolvidas, o projeto vai beneficiar crianças matriculadas em escolas públicas da cidade, já que a Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março tem contratos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A intenção é que eles aumentem o número de contratos de fornecimento para o PNAE, permitindo, assim, que mais crianças tenham acesso a alimentação de qualidade, produzida dentro do sistema de agroecologia”, enfatiza.

Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março

A Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março foi criado em 2009 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), beneficiando 69 famílias com 13 hectares de terras para cada família.

Em outubro de 2010, a associação firmou a parceria com a empresa Fíbria, que passou a fornecer insumos para os cultivos agrícolas, assistência técnica em gestão de produção, gestão comunitária e em comercialização, estimulando, assim, o início do cultivo de hortaliças no sistema agroecológico.

Em 2013, os produtores iniciaram a comercialização de seus produtos, e hoje a produção de hortifrutis é a principal fonte de renda das famílias.

Porém, a partir de 2015, para continuar acessando as políticas públicas e mercados convencionais, tornou-se necessário adequar a estrutura fisica da associação às normas de higiene e sanidade para pré-beneficiamento de verduras e hortaliças, para garantir as licenças e alvarás exigidos pela legislação atual.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading