Desperdício de alimentos: atitudes que mudam o cenário

Notícias

Desperdício de alimentos: atitudes que mudam o cenário

Saiba como pequenas ações dentro da rotina podem se tornar uma grande atitude no combate ao desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é um tema preocupante da sociedade. Uma das metas da Agenda 2030 da ONU é reduzir o desperdício de alimentos pela metade. Entretanto, até o momento os dados são preocupantes.

Uma pesquisa da ONU divulgada em 2021 intitulada de “Índice de Desperdício de Alimentos 2021” estima que 17% de todos os alimentos do mundo são desperdiçados. Em toneladas, esse número chegou ao total de 931 milhões em 2019.

Para se ter uma noção da quantidade tangível de alimentos desperdiçados, de acordo com dados da pesquisa, “o peso equivale a aproximadamente 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados –  o suficiente para circundar a Terra sete vezes”.

O “Índice de Desperdício de Alimentos 2021” levou em consideração residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares, ou seja, todos os alimentos disponibilizados para consumo.

Diversas atitudes podem ser tomadas para que esse desperdício de alimentos seja evitado, começando pelas pequenas ações no dia a dia. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar o desperdício na sua casa.

Faça compras conscientes para evitar o desperdício de alimentos

O primeiro passo para o combate ao desperdício de alimentos começa no momento das compras, seja no mercado, na feira ou em hortifrútis. Fique atento aos cuidados com o momento das compras.

Prepare uma lista de compras

Antes de realizar suas compras, faça uma lista com tudo o que vai precisar, tendo em mente o que realmente é necessário e pensando nas quantidades.

Faça mais compras no mês

Uma dica que pode ajudar na organização é comprar os alimentos mais vezes ao longo do mês ao invés de fazer apenas uma compra. Por exemplo: se você fizer uma compra por semana, pode ter maior controle do quanto ainda possui em casa e se é necessário a compra de mais algum item.

Não compre em grandes quantidades

Tome cuidado com promoções de “leve 3 e pague 2”. Apesar de ser tentadora para a economia, pode ser que na sua casa aquela quantidade não seja necessária, podendo acontecer dos alimentos estragarem.

Portanto, antes de sair pegando imediatamente, pense se você consumirá aquela quantidade e atente-se aos prazos de validade.

Fique atento as datas de validade para evitar o desperdício de alimentos

Por falar em validade dos alimentos, esse é um ponto que merece atenção e muitas vezes passa despercebido. Antes de comprar qualquer alimento, preste atenção aos rótulos para verificar qual a validade do alimento.

Como saber a validade dos alimentos

A Portaria CVS 5 do Centro de Vigilância Sanitária estabelece alguns prazos e recomendações de validade na ausência de rótulos, como o caso de congelados, frutas e verduras. Confira abaixo:

Fonte: Portaria CVS 5

Lembre-se de sempre lavar e armazenar os alimentos de forma adequada, já que a prática pode aumentar a durabilidade dos alimentos. Quando for guardar em armários, geladeiras ou congelador, deixe organizado do mais próximo do prazo de validade para o que está mais distante de vencer.

Saiba como aproveitar o máximo possível para evitar o desperdício de alimentos

Uma das atitudes mais importantes para evitar o desperdício é saber como realizar o aproveitamento integral dos alimentos. O aproveitamento de cascas, sementes, talos e folhas deve se tornar uma prática recorrente. Muitas vezes as partes desperdiçadas dos alimentos são fontes de nutrientes maiores do que a da parte do alimento utilizada.

Receitas culinárias podem ajudar a inovar na hora de preparar as partes desperdiçadas dos alimentos. É possível preparar patês, utilizar como tempero, virar salada ou até mesmo ser uma sobremesa, ou um aperitivo.

No site e redes sociais da Fundação Cargill há diversos conteúdos que podem te ajudar no aproveitamento de alimentos.

Atenção ao momento do preparo

Além do não aproveitamento integral dos alimentos na cozinha, um dos grandes problemas do desperdício é não saber a quantidade certa para cada preparo de refeições. Muitas vezes uma refeição preparada para quatro pessoas poderia ser servida para o dobro ou até mesmo o triplo de pessoas.

Não deixe que a comida vá para o lixo. Para evitar o desperdício, tenha atenção aos excessos no momento do preparo e após todos terminarem a refeição, guarde os alimentos para comer novamente no dia seguinte ou congele conforme as recomendações de armazenamento.

Uma boa dica para guardar o excesso de alimentos já preparados é separá-los em porções menores, dessa forma alguns podem ser refrigerados e outros congelados.

Sirva apenas o que vai comer

No momento de montar o seu prato, seja em casa ou em restaurantes, prefira servir em porções menores. Caso ainda tenha fome, sirva-se novamente, sempre atento ao quanto vai comer. A maioria das vezes a comida restante dos pratos vai diretamente para o lixo, especialmente em restaurantes.

Caso esteja em um restaurante e a quantidade tenha sido maior que a fome, você pode pedir para embalar e levar para viagem, evitando o desperdício.

Reinvente na cozinha e evite o desperdício de alimentos

Algumas iniciativas e até mesmo programas de reality show estão ensinando como utilizar as sobras para um novo preparo na cozinha. Os alimentos requentados podem se tornar novos e até mesmo mais deliciosos do que antes. Use a criatividade na cozinha e se prepare para repaginar as sobras dos alimentos.

Não julgue pela aparência

Para evitar o desperdício de alimentos, não os julgue pela aparência, especialmente as sobras ou frutas, verduras e legumes que podem estar mais murchos. O que pode acontecer é que esse alimento pode estar mais “feio” em algumas partes, com alteração de cor ou textura.

O que acontece é que por conta de uma batida ou amassado em um fruta ela pode ser totalmente descartada. Há casos em que apenas cortar a parte danificada pode ser a solução, sendo possível aproveitar o restante do alimento.

Dica extra: composteira

Caso o alimento esteja realmente estragado ou não tenha como aproveitar, a técnica de compostagem pode ser também uma forma de combater o desperdício de alimentos. Algumas sobras e alimentos que estragaram podem virar um adubo para as plantas e para o solo.

Fique atento e ajude na luta contra o desperdício de alimentos!

Fontes

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/onu-17-de-todos-os-alimentos-disponiveis-para-consumo

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/como-o-desperdicio-de-alimentos-esta-destruindo-o-planeta

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/perdas-e-desperdicio-de-alimentos

https://cvs.saude.sp.gov.br/up/portaria%20cvs-5_090413.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56377418

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde