Empreendedorismo na agricultura

Notícias

Empreendedorismo na agricultura

A agricultura é um dos meios mais produtivos da economia mundial, proporcionando várias oportunidades no campo. Saiba o que considerar ao começar um empreendimento!

O Brasil é atualmente um dos três países que mais produz alimentos no mundo. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor rural representa a atividade principal de mais da metade dos municípios brasileiros.

Entretanto, nem sempre foi assim. Este cenário de prosperidade do setor teve início na década de 1970. A produtividade da agricultura brasileira cresceu cerca de 400% entre 1975 e 2020, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Durante esse período, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos, para se tornar o terceiro maior provedor do mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos.

Como aconteceu essa mudança tão radical no setor?

A união de alguns fatores contribuiu para que o Brasil se tornasse hoje uma potência mundial no agronegócio.

Investimento em pesquisas, mais facilidade no acesso ao crédito, disseminação do uso de novas tecnologias no campo, progresso na educação do jovem agricultor e o apoio de políticas públicas eficazes estão entre as principais ações responsáveis por este crescimento avassalador.

Com isso, o cenário econômico criou oportunidades em diversas atividades da cadeia produtiva do setor rural, atraindo o interesse de novos empreendedores, ou seja, pessoas que vislumbram oportunidades de investir no empreendedorismo na agricultura.

O que é empreendedorismo na agricultura?

É a capacidade de identificar oportunidades e problemas no campo, criar soluções e investir recursos para desenvolver algo que beneficie de alguma forma a sociedade em geral.

Graças ao desenvolvimento do setor agrícola, a expansão do mercado interno e abertura de novos mercados para exportação, o campo apresenta diversas oportunidades de renda.

Desta forma, a antiga dinâmica de êxodo rural, no processo de migração das zonas rurais para as zonas urbanas, vem perdendo força nos últimos anos.

Cada dia mais, as novas gerações escolhem permanecer no campo, contribuindo para a otimização da produtividade rural.

O fato é que além de utilizar o conhecimento adquirido no campo com as antigas gerações, atualmente, o jovem do campo é estimulado a estudar mais e aplicar as novas técnicas adquiridas na agricultura familiar.

Apesar do mercado agrícola brasileiro, de modo geral, ainda ser considerado conservador, cada vez mais os empreendedores ligados à agricultura buscam por modernização.

Por que é tão importante empreender na agricultura?

Como vimos antes, vivemos um momento de crescimento e expansão do agronegócio brasileiro. Entretanto, os desafios que o setor encontra não são poucos.

Citamos alguns deles abaixo:

  • Globalização
  • Mudanças Climáticas
  • Esgotamento de recursos naturais
  • Rápido crescimento urbano
  • Crise econômica
  • Inflação
  • Liberação de mercado
  • Mudança nos processos de produção
  • Infraestrutura de logística precária

O grande número de desafios que o agronegócio precisa enfrentar para se desenvolver estimula o processo de criação de soluções inovadoras e oportunidades de empreender.

Como empreender no setor agrícola?

Este setor é muito amplo, com diversas oportunidades de trabalho, como, por exemplo, oferecer serviços, vender produtos, prestar consultoria, criar softwares, fabricar embalagens, administrar mão de obra, entre outros.

Abaixo, vemos alguns tipos de empreendedorismo na agricultura:

Comercialização de produtos rurais

O produtor rural pode criar maneiras de comercializar produtos provenientes da lavoura. Podem ser vegetais ou até produtos fabricados a partir de um alimento de origem rural, como, por exemplo, compotas de geleia de frutas, doces caseiros e licores.

Com a união de vários produtores locais surge a possibilidade da produção de uma feirinha de produtos artesanais ou orgânicos, aumentando assim a possibilidade de renda dos empreendedores.

Desenvolvimento de tecnologias

Com o desenvolvimento do setor, inovações tecnológicas são cada dia mais necessárias.

Ferramentas para a gestão da lavoura, programas de contabilidade rural, controle de estoque e insumos no campo, medição de área a ser plantada estão entre as tecnologias disponíveis no mercado.

É possível empreender através da criação de novas tecnologias, ministração de cursos, treinamentos ou até mesmo fornecendo mão de obra especializada.

Maquinários e implementos agrícolas

Tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plainas, empilhadeiras ou plantadeiras estão cada vez mais presentes no manejo das lavouras.

Com isso, surge a oportunidade de empreender não somente como representante comercial das grandes marcas, mas também fornecendo treinamento para os operadores rurais ou serviços de manutenção das peças.

Turismo e lazer no campo

Outro setor que vem crescendo bastante no país é a exploração das áreas rurais para atividades de turismo ou lazer.

Abrir uma pousada no meio rural, criar um estabelecimento para pesca recreativa ou promover passeios guiados por trilhas e cachoeiras podem representar uma boa fonte de renda para os empreendedores.

Agora que já tem algumas ideias de quais atividades empreender no setor agrícola, separamos algumas dicas a seguir:

  • Se já atua no campo, primeiramente, analise as oportunidades dentro dos seus ramos de atuação: quais são os problemas enfrentados, que aspectos poderiam ser melhorados, que soluções poderiam ser implementadas. Com conhecimento prévio dos desafios a serem enfrentados, fica mais fácil enxergar as possibilidades de empreendedorismo.
  • Planeje cada etapa do seu novo negócio: qual a estrutura necessária para colocar em prática, como será seu plano de ação, quanto será investido em tempo e em dinheiro, quais as metas a serem atingidas e quais os prazos esperados para realização de cada objetivo.
  • Utilize a tecnologia da informação a seu favor: recolha dados, filtre as informações relevantes para o seu negócio, analise os indicadores de desempenho para traçar estratégias que te auxiliem a atingir os objetivos.
  • Invista nas pessoas: identifique habilidades e capacidades e designe funções que mais se adaptam a cada funcionário, mantenha uma boa comunicação com a sua equipe, promova a capacitação constante e por fim, cuide da segurança das pessoas, fornecendo equipamentos de proteção necessários para cada função.
  • Seja sustentável: o trabalho do campo é extremamente ligado à natureza e à vida. Entenda que a natureza está a favor do seu negócio e deve trabalhar a favor dela também.

Por isso, além das várias formas de empreendedorismo na agricultura que existem, se faz necessário que existam, seja do ponto de vista ecológico, econômico ou social. De modo que atenda vários segmentos da sociedade.

Fontes:

https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo

https://blog.tentoscap.com.br/o-que-e-o-empreendedorismo-rural/

https://www.montarumnegocio.com/negocios-rurais/

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde