Notícias

Entrevista Ital

O Diretor-Geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Luis Madi, não tem dúvidas: não há inovação sem investimento em pesquisa. Entusiasta do trabalho integrado entre centros de pesquisa públicos e privados, Madi destaca o protagonismo dos ingredientes entre as tendências para o setor de alimentação saudável. Confira:

Fundação Cargill – Quando falamos de tecnologia de alimentos, estamos falando de que tipo de tecnologia?

Luis Madi – Estamos falando de toda a tecnologia utilizada para o processamento de alimentos, ou seja, de técnicas e métodos usados para tornar os alimentos consumíveis. Algumas são conhecidas do homem há muito tempo, como a pasteurização. Outras são mais recentes como o ultrassom, a radiofrequência, o micro-ondas, a separação por membranas, entre outras. Hoje, temos novos tipos de processamento adequados às características dos diferentes tipos de alimentos, mas o grande salto de inovação diz respeito aos ingredientes, que são utilizados atualmente para o enriquecimento dos alimentos, reforçando seus valores nutricionais.

FC – De que maneira este tema tem avançado nos últimos anos, sobretudo no Brasil?

LM – Nós temos uma das melhores legislações do mundo no que diz respeito à produção de alimentos, mas temos dificuldade na sua operacionalização. Não conseguimos, por exemplo, tratar a irradiação de alimentos como processo. A legislação brasileira prevê esse uso, mas ainda temos uma barreira cultural que dificulta o entendimento deste processo de conservação dos alimentos. Por exemplo, uma técnica segura, utilizada em todo o mundo e ótima para temperos, mas aqui não conseguimos colocar no mercado.

FC – Como a tecnologia pode contribuir para a segurança dos alimentos?

LM – Posso dizer que nunca tivemos tantas tecnologias e ingredientes para levar produtos, cada vez mais, seguros para o consumidor.

FC – Quais seriam as potencialidades das nossas entidades de pesquisa para impulsionar esses processos de inovação?

LM – Precisamos, primeiramente, de integração entre as universidades e os centros de pesquisa públicos e privados. Hoje temos uma situação diferenciada. Em 2010, a publicação Brasil Food Trends tinha um enfoque pontual. Agora, com o lançamento do Brasil Food Trends 2020 temos um foco ampliado para questões como saudabilidade, segurança dos alimentos, sensorialidade e sustentabilidade. Este documento passa a servir de orientação às faculdades para que elas busquem um trabalho de ponta alinhado a uma realidade que já acontece no país, impulsionando uma visão global do setor de alimentação.

FC – Como você avalia a formação atual dos nossos jovens universitários nas áreas de tecnologia dos alimentos?

LM – Ainda precisamos buscar conhecimentos sobre nanotecnologia e biotecnologia porque são duas áreas extremamente inovadoras. Creio que também é preciso haver uma complementação no processo de formação, principalmente nas áreas de embalagem e sustentabilidade.

FC – Que tipos de parceria o país tem neste campo?

LM – Hoje temos clareza de que os trabalhos têm que ser desenvolvidos em redes, de modo complementar. Com isso estou pensando novamente em integração entre universidades, iniciativas privadas e públicas. O mundo já mostrou que o caminho não é trabalhar isoladamente. O consumidor quer produtos saudáveis e saborosos. Precisamos buscar novas tecnologias de maneira conjunta e isto, no Brasil, ainda exige mudar uma posição cultural.

FC – Na sua avaliação, quais medidas são fundamentais para tornar o Brasil mais inovador?

LM – O Brasil possui um equívoco que fica visível se o compararmos com a União Europeia, além de países como Canadá e Austrália, que possuem grandes empresas assim como nós, mas também investem nas micro e pequenas empresas. Estas desenvolvem as inovações e conseguem alcançar os pequenos nichos que as grandes não conseguem. Então é preciso ter uma atuação complementar entre pequenas e grandes.

FC – Como você avalia o cenário industrial alimentício do Brasil hoje?

LM – Temos um grande potencial de desenvolvimento porque nós temos a produção do alimento em si. Não falo do alimento processado, pois ainda não somos tão inovadores como poderíamos ser.

FC – Quais os desafios para o desenvolvimento do setor alimentício no país?

LM – Precisamos de investimento em pesquisa e em assuntos regulatórios. Nenhum país vai desenvolver o setor de alimentos e bebidas se não se preocupar com essas áreas.

FC – Atualmente, o Ital está trabalhando em algum projeto especial?

LM – Estamos trabalhando em vários projetos, mas uma das nossas atenções tem sido o aproveitamento de resíduos na indústria de alimentos. Ou seja, como ter indústrias de alimentos sustentáveis, nas quais os resíduos não sejam jogados no meio ambiente.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde