Frutas, verduras e legumes de setembro

Notícias

Frutas, verduras e legumes de setembro

Agrião

O agrião (Nasturtium officinale) é um vegetal da família das crucíferas, pode ser naturalmente encontrado em zonas úmidas, como rios e córregos e é de fácil cultivo. Pode ser utilizado para o preparo de saladas, molhos, sucos e infusões. O agrião é rico em água, vitaminas (do complexo B e C), minerais (cálcio, potássio e fósforo), glicosinolatos e compostos sulfurados. Os últimos possuem ações benéficas ao organismo e atuam na prevenção ao câncer, à doenças cardiovasculares e danos oxidativos às celulas. Os efeitos benéficos do agrião à saúde humana são conhecidos desde a idade média, sendo utilizado para tratamentos digestivos e no combate ao escorbuto (deficiência crônica de vitamina C).

Banana

A banana (Musa spp.) é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo cultivada de Norte a Sul do Brasil e em outros países tropicais. Consiste em um importante alimento, pois contém diversas vitaminas, como A, B e C, além de minerais como cálcio, potássio e ferro. Devido ao seu elevado teor de potássio, o consumo da banana é muitas fezes associado ao alívio de câimbras, no entanto, estudos afirmam que o surgimento de câimbras está relacionado à deficiência de vários minerais e não apenas do potássio, indicando a necessidade de uma alimentação balanceada para a prevenção deste problema.

Caju

O caju (Anacardium occidentale L.) é um fruto brasileiro, típico da região nordeste do País e composto por um pedúnculo (pseudofruto) e pela castanha (fruto verdadeiro). O pedúculo possui polpa suculenta e adocicada, utilizada para a produção de sucos ou doces, principalmente. Quando in natura, é fonte de vitamina C, minerais (cálcio, fósforo e ferro), carotenoides (vitamina A) e compostos fenólicos que atuam como antioxidantes. Já a castanha, representa cerca de 10% do peso do fruto e apresenta o maior valor agregado dentro da cadeia produtiva do caju, sendo comercializada principalmente na forma torrada.

Couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea) é uma hortaliça cultivada e consumida em diversas partes do mundo. É composta de flores brancas recobertas por folhas longas, podendo ser consumida cozida, em saladas, sopas, cremes, refogados, gratinados, entre outras preparações. Em 100g de couve-flor cozida, encontra-se aproximadamente 94 g de água, 4 g de carboidratos, 3 g de fibras, 1 g de proteínas e apenas 0,3 g de lipídios, o que contribui para o seu baixo teor calórico de apenas 19 Kcal. Além disso, apresenta capacidade antioxidante devido à presença de compostos bioativos em sua composição.

Espinafre

O espinafre (Spinacia oleracea ou Tetagronia tetragonides) é um vegetal folhoso de origem asiática. Uma porção de 100 g de espinafre é composta por 94 g de água, 2,1 g de fibras alimentares, 2,6 g de carboidratos, 2 g de proteínas e 0,2 g de gorduras. Além disso, também fornece: antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B, como o ácido fólico (Vitamina B9), composto que auxilia na formação do feto e no combate a anemia e doenças cardiovasculares. Embora o espinafre também apresente sais minerais como ferro, cálcio e magnésio, a presença de ácido oxálico no vegetal impede a absorção de parte dos nutrientes pelo organismo.

Jabuticaba

A Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é um fruta nativa brasileira que provém da jabuticabeira, uma árvore de ocorrência quase espontânea em toda a parte do Brasil. Seus frutos de até 3cm de diâmetro possuem casca roxa quase preta devido grande quantidade de antocianinas, e polpa agridoce e esbranquiçada que esconde frequentemente uma semente, mas pode chegar até quatro. A Jabuticaba também é rica em ferro e pode ser consumida ao natural ou em geleias. A partir da sua polpa fermentada podem ser produzidos licor, vinho e vinagre.

Maçã

A maçã (Malus domestica Borkh) é uma das culturas que mais recebe investimento em tecnologia no país. Além de seu amplo consumo in natura, também é usada para produzir diversos produtos como doces, geleias, compotas, bebidas, vinagre e principalmente sucos. Seu consumo regular é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis devido ao alto teor de pectina encontrada na casca. Além disso, estudos mostram que a maçã contém as vitaminas B1, B2 e B3 , além de minerais como fósforo e ferro.

Melão

O melão (Cucumis melo L.) é originário da Ásia e largamente cultivado em diversas regiões do mundo devido a sua adaptação a vários solos e climas. É comumente consumido na sua forma in natura ou em sucos. Sua composição é rica em potássio e β-caroteno, uma molécula precursora da vitamina A. Pesquisas científicas apontam a importância nutricional das sementes deste fruto, sendo fonte de proteínas, lipídios e fibras, além de apresentar um potencial antioxidante, podendo ser aproveitadas no desenvolvimento de produtos alimentícios.

REFERÊNCIAS

BORGES, A. L.; MATOS, A, P. Banana: Instruções Práticas de Cultivo. 2006. Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/632717/1/documento161.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2016.

FONSECA-BOITEUX, M. E. de N. et al. Determinação via cromatografia liquida de alta eficiência dos teores e tipos de carotenoids em distintos grupos varietais de melão cultivados no Brasil. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 28, n.2, p. 932-S936, jul. 2010.

FRANÇA, G. F. T. Cãibras Musculares Associadas ao Exercício e Nutrição: Mitos e Factos. 2010. 42 f. Tese (Doutorado), Universidade do Porto, Porto, 2010. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54470/3/138140_1016TCD16.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016.

LIMA, A. et al. Caracterização química do fruto jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg) e de suas frações. Archivos Latinoamericanos de Nutricion, v. 58, p. 416–421, 2008.

MAIA, C.I.G. Processamento de Agrião para recuperação de compostos bioactivos, com aplicação na indústria dos Nutracêuticos. 2014. 114p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Alimentar) – Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

MALACRIDA, C. R. et al. Composição química e potencial antioxidante de extratos de sementes de melão amarelo em óleo de soja. Ciência Agronômina, Fortaleza, v. 38, n.4, p.372-376, Out.- Dez.. 2007.

MANCHALI, S.; MURTHY, K.N.C.; PATIL, B.S. Crucial facts about health benefits of popular cruciferous vegetables. Journal of Functional Foods, v 4, n 1, p. 94–106, 2012.

MATSUURA, F. C. A. U.; CARDOSO, R. L.; RIBEIRO, D. E. Qualidade sensorial de frutos de híbridos de bananeira cultivar pacovan1. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal, São Paulo, v. 24, n. 1, p.263-266, 2002.

MORAES, F.P. Polpa desidratada de caju amarelo (Anacardium occidentale L.) por atomização em spray dryes: caracterização físico-química, bioativa e estudo da vida de prateleira do produto.

Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestra em Engenharia Química. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 140p. 2014.

ROCHA, R.S.R.. Procedimentos e avaliação química de parâmetros de interesse nutricional de espinafre comercializado na Bahia. 71p. Dissertação (Mestrado em Ciências naturais). Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, 2002. Publicação em versão eletrônica. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10014/1/Silvia%20Rocha.pdf >. Acesso em 26/05/2016.

SANTOS, M. A. T. Caracterização química das folhas de brócoli e couve-flor (Brassica oleracea L.) para utilização na alimentação humana. 2000. 96 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ciência dos Alimentos, UFLA, Lavras, 2000.

SIQUEIRA, L. A. Tamarindo: (Tamarindus indica L.). In: MELO, Alberto Soares de et al (Ed.). Frutíferas Potenciais para os tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas. Aracaju: Embrapa Tabuleiros costeiros/empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe-Emdagro, Cap. 9. p. 197-216, 2002.

TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE ALIMENTOS (TACO). NEPA – UNICAMP. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. 161 p.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde