Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Acessível Frutas, verduras e legumes do mês de Outubro
Frutas, verduras e legumes do mês de Outubro

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
01/10/2018
Alimentação Acessível

Frutas, verduras e legumes do mês de Outubro


Alimentos dessa safra proporcionam diversos benefícios para os seres humanos a um custo acessível

Consumir os alimentos disponíveis na temporada é um modo eficiente de conciliar hábitos saudáveis, seguros, sustentáveis e acessíveis. E ainda uma oportunidade de preparar, experimentar e se deliciar com pratos elaborados a partir de frutas da estação, verduras e legumes que fazem parte da cultura local.

Acerola

Acerola - Vitamina C

Repleta de propriedades benéficas à saúde humana, a acerola é uma fruta pequena, porém surpreendente.
Madura, ela possui cerca de 36 vezes mais ácido ascórbico – constituinte da vitamina C – do que a laranja, principal referência nesse quesito, e, ainda, vitaminas A, B1, B2 e B3, e minerais, como cálcio, fósforo e ferro. A fruta tem ação antioxidante sobre os radicais livres, que ocasionam o envelhecimento precoce, e imunoestimulante, contribuindo para o fortalecimento do sistema de defesa do corpo.

O fruto da aceroleira pode ser encontrado em mais de 40 variedades, de norte a sul do país,
com destaque para Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Caju

Caju

O caju, proveniente do cajueiro, oferece diversas opções de consumo e uma série de benefícios para o corpo humano.
A parte que mais se aproveita é o chamado pedúnculo, carnoso e de cor alaranjada, que deve estar maduro e ser ingerido em poucos dias. Ele pode ser consumido in natura ou no formato de sucos, doces cristalizados, compotas e geleias, ou, ainda, em versões salgadas, especialmente no Nordeste do país, como o purê e a moqueca. Essa parte é rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro, e possui ação diurética e anti-inflamatória.
A castanha, que é, na verdade, o fruto do caju, contém proteínas, lipídio, gordura insaturada e fibras, é comumente consumida torrada.

Figo

Figo

A figueira é uma planta tradicionalmente cultivada no Sul e Sudeste do Brasil, que dá origem ao figo, um fruto carnoso, de casca fina, macio e de cor que varia entre o branco e o roxo.
Os figos ainda verdes são ideais para o preparo de compotas, geleias e doces cristalizados e secos, que servem como opção de snack entre as refeições.
Já as frutas frescas e maduras podem ser consumidas in natura, porém são extremamente perecíveis. Elas combinam com saladas e risotos, ou recheados com ricota, nozes e cremes.
Quanto à nutrição, o figo possui vitaminas e minerais de propriedades diuréticas, fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam o funcionamento do intestino e normalizam o colesterol e a glicose no sangue. Além disso, essa fruta tem ação antioxidante, que previne contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Jabuticaba

Jabuticaba

100% brasileira, a jabuticaba é encontrada desde o Pará até o Rio Grande do Sul e desperta a curiosidade, já que a fruta toma conta de todo o tronco e galhos da jabuticabeira.
Ela é repleta de vitaminas, fibras e sais minerais, porém, sua principal contribuição para os seres humanos está relacionada à alta presença de antocianinas, uma substância que protege
o coração. Presente na parte roxa da fruta, ou seja, a sua casca, para ser aproveitada, ela pode ser consumida em sucos e geleias.
A parte branca da jabuticaba, que é a que mais se consome fresca, também tem seu valor.
Nela, existe ferro, fósforo, vitamina C e vitaminas do complexo B, que facilitam a digestão e ajudam a eliminar toxinas. Na polpa também há pectina, uma fibra que reduz os níveis de colesterol do sangue.

Rúcula

Rúcula

A rúcula tem um sabor típico: é forte, picante e amarga. É utilizada em todo o país para o preparo de saladas, refogados ou como complemento de refeições – como pizzas, sanduíches e risotos – pois seu sabor é capaz de predominar sobre outros alimentos.
O destaque nutricional é para potássio, mineral que aumenta a elasticidade das artérias e, consequentemente, contribui para a saúde do coração. Além disso, possui muitas fibras, que facilitam a digestão e o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade, sendo uma aliada na perda de peso.
Suas folhas são ricas em vitaminas A e C, cálcio e ômega 3, essenciais para visão, pele, cabelos, unhas, para o sistema imunológico e, ainda, para prevenir o câncer de cólon. Ela também é fonte de ferro, ideal para ser consumida por anêmicos.

Alcachofra

Alcachofra

De aparência rígida e cheia de pétalas, a alcachofra é um vegetal com propriedades benéficas aos seres humanos.
Ela possui altas quantidades de vitamina C, e sais minerais como ácido fólico, magnésio e potássio, que têm ação hepatoprotetora, pois facilita a transferência de bile secretada, reduzindo azias e queimações.
A alcachofra jamais deve ser consumida in natura, pois suas folhas fibrosas e afiadas podem prejudicar o sistema digestivo. Ao invés disso, ela deve ser ingerida cozida, inclusive o talo e o coração, parte central e nobre do vegetal. Ela pode servir como complemento de massas, risotos ou ser consumida recheada, por exemplo.

Inhame

Inhame

O inhame é um tubérculo comum nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Ele é uma ótima
fonte de carboidratos e de diversos nutrientes essenciais para a saúde.
Como possui altas quantidades de fibras e um baixo teor de gorduras, o inhame é muito
apreciado para a perda de peso e para a redução de diabetes. Ele também apresenta vitaminas
B1, B3, B5, B6,B9 e C, que fortalecem o sistema imunológico. Rico em potássio, permite regular
a pressão arterial.

O consumo de inhame cru deve ser evitado. Ao invés disso, ele pode ser cozido ou feito no
vapor, substituindo uma boa quantidade de receitas que têm a batata como base, como purê,
nhoque e pão de queijo.

Berinjela

A berinjela, botanicamente classificada como Solanum melongena L., é originária da Índia e foi introduzida no Brasil no século XVI pelos portugueses. Os árabes, os orientais (principalmente os japoneses) e seus descendentes são os maiores consumidores desta hortaliça. O consumo da berinjela crua não é indicado, uma vez que ela apresenta solanina em sua composição, uma substância causadora de graves distúrbios intestinais. Deste modo, ela deve ser submetida a algum método de cocção. Sua utilização em diversas receitas incluem sucos, farinhas, saladas e massas. A berinjela apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória em função da sua composição fenólica, destacando-se as antocianinas, responsáveis pelo pigmento roxo da berinjela. Estes compostos inibem a produção de radicais livres, protegendo moléculas de DNA e contribuindo para a redução do desenvolvimento de câncer.

Depois de saborear as frutas da estação, em pouco tempo você estará com novos hábitos saudáveis e preparando pratos alternativos e mais coloridos!




Conteúdos relacionados



Como fazer horta em casa?

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Produção de queijo em casa: como fazer?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade