Fundação Cargill apoia evento voltado ao terceiro setor

Notícias

Fundação Cargill apoia evento voltado ao terceiro setor

Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica mobilizou representantes do terceiro setor na capital fluminense entre os dias 9 e 12 de abril e debateu o papel das ONGs no combate às vulnerabilidades sociais

Com 45 anos de história, a Fundação Cargill tem trabalhado para ser um agente transformador nas comunidades e causas em que se insere. O norte das atividades está centrado na promoção da alimentação segura, sustentável e acessível.

Para se ter uma ideia, em 2018, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 31 projetos em 59 municípios, além de fomentar o trabalho de 61 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 1051 voluntários, as atividades da instituição beneficiaram mais de 59,9 mil pessoas.

Com essa experiência, a Fundação Cargill foi um dos apoiadores do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE 2019 – realizado entre nos dias 9,10,11 e 12 de abril no Rio de Janeiro.

“Estamos muito orgulhosos em apoiar pela primeira vez um evento voltado à difusão de boas práticas de gestão e profissionalização do Terceiro Setor, que tem um papel social tão estratégico em um país como o Brasil”, enfatizou o diretor-presidente da Fundação Cargill, Yuri Feres.

Organizado pela Rede Filantropia, o evento debateu alternativas de apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por meio da difusão de boas práticas de gestão desenvolvidas exclusivamente para o fortalecimento e profissionalização das instituições que compõem o Terceiro Setor.

Durante os quatro dias de atividades, 90 palestrantes apresentaram temas fundamentais para a atualização e o entendimento dos requisitos legais necessários para criação e manutenção de uma ONG.

O evento

O Fife é o evento que possibilita uma grande interatividade e troca de experiências entre as organizações participantes. Nessa edição estiveram presentes organizações de assistência social, saúde, defesa de direitos, cultura, meio ambiente, ciência e pesquisa, educação, voluntariado e negócios sociais.

Essa pluralidade, bem como a diversidade de temáticas abortadas nas palestras (captação de recursos, transparência, compliance, planejamento, projetos, marco regulatório, entre outros) compõem o que há de mais completo e complexo para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). São conteúdos essenciais para que as diversas OSC levem a fim suas missões”, reflete Alice Damasceno, que representou a Fundação Cargill no evento.

Ela considera que fica “cada vez mais fica evidente a busca pela sociedade civil do impacto positivo de suas ações. Independente da causa que para qual cada OSC trabalha. A dinâmica e as constantes mudanças que vivemos torna cada vez mais necessário um conjunto de ações e estratégias aplicadas para o alcançarmos o impacto”.

Alice Damasceno menciona ainda que as experiências apresentadas no Fife permitiram ampliar o arcabouço de conhecimentos das organizações sociais, trazendo para o centro a discussão assuntos de grande importância para sua sustentabilidade e ampliação dos impactos almejados. “Para fortalecer e profissionalizar a ação dessas organizações não podem faltar pilares como conhecimento, troca de vivências e escuta”, arremata.

Exemplo

Para Alice Damasceno, as parcerias produzidas entre a Fundação Cargill e organizações sociais pelo Brasil afora tem sido essenciais para o sucesso do debate em torno da causa da alimentação em comunidades vulneráveis. Mas para essa roda continuar girando, é fundamental o fortalecimento das organizações sociais o que, segundo ela, se dá, na medida em que a Fundação Cargill realiza seus editais.

“A Fundação Cargill busca sempre excelentes parceiros para entregar sua missão de promover a alimentação segura, sustentável e acessível. Nesse sentido compreende que o fortalecimento das organizações sociais que atuem nessa causa é vital para o avanço da causa da alimentação. A realização do edital da Fundação Cargill é uma estratégia de fortalecimento dessas organizações, uma vez que reconhece nessas organizações parceiros mais que capazes de contribuir para que a Fundação entregue a missão a que se propõe. Além disso é notório que as organizações sociais buscam soluções inovadoras e eficientes, que podem gerar conhecimento a ser disseminado para a sociedade em geral”, finaliza.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde