Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Sustentável Fundação Cargill apoia no interior da Bahia o projeto “Construindo o Amanhã”
Fundação Cargill apoia no interior da Bahia o projeto “Construindo o Amanhã”

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
23/07/2019
Alimentação SustentávelInstitucional

Fundação Cargill apoia no interior da Bahia o projeto “Construindo o Amanhã”


Idealizado pela Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST) e apoiado pela Fundação Cargill, o projeto impactará diretamente 20 famílias, gerando mais empregos e renda às famílias do Litoral Sul da Bahia (municípios de Buerarema, Una e Uruçuca).

Com o projeto, a cooperativa mostrará às instituições e agricultores que é possível plantar, cultivar diferentes culturas ao longo do ano e ainda sim, conservar a Mata Atlântica. A ideia é que, através do Sistema Agroflorestal (SAF), todos possam cultivar Seringueira, Cacau, Goiaba, Açaí, Milho, Feijão de corda, Abóbora, Feijão de porco, Aipim, Quiabo, Banana e Gengibre, sempre preservando o solo, animais silvestres e a flora. A cooperativa ainda pretende unir esse ponto à questão do empoderamento feminino e a importância do jovem na agricultura.

 

SISTEMA AGROFLORESTAL (SAF)

Segundo Maicon Silva de Oliveira, Engenheiro Agrônomo do Projeto “Construindo o Amanhã”, o SAF pode ser explicado como sendo a integração de árvores em paisagens rurais produtivas.

A implementação desses sistemas agroflorestais se dá através do plantio de culturas agrícolas adaptadas, sob a sombra de árvores da Mata Atlântica. “O agricultor introduz espécies agrícolas em áreas onde já têm espécies nativas, aproveitando as clareiras para plantar culturas de ciclo curto e médio, a exemplo das hortaliças e anuais, gerando uma renda mais rápida, enquanto a cultura agrícola principal aguarda a chegada da produção” finaliza Maicon.

 

A IDEALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

De acordo com a COOPERAST, o projeto funcionará em forma de parceria e foi idealizado com base nas atividades que a cooperativa já realiza na região desde 2005. O projeto terá prazo de um ano para a montagem do sistema.

“Entramos com a assistência técnica e insumos, e os agricultores com a área e a mão de obra. O projeto tem o prazo de um ano para a montagem do sistema agroflorestal. Nesse período o agricultor poderá plantar cacau, seringueiras, algumas árvores frutíferas, adubo verde e culturas anuais. Queremos mostrar ao agricultor que ele pode ter renda com culturas de ciclo curto, médio e longo prazo, evitando projetos de monoculturas onde o mesmo tem que custear até a cultura principal”, explica Walter Lima de Sousa, Engenheiro Ambiental e Coordenador de Assistência Técnica do projeto.

Sousa complementa falando que o SAF já é utilizado na região, por isso optaram por essa estratégia. Esse sistema é o ponto central da iniciativa, no âmbito da metodologia utilizada, e permitirá ao agricultor introduzir outras espécies nas áreas de plantação.

Será um formato que, além de garantir uma alimentação sustentável para essas famílias, trará constantemente renda e trabalho, uma vez que o agricultor poderá aproveitar o período de pausa para plantar outras culturas e assim, gerar mais renda, enquanto aguarda o período de plantio de sua cultura principal.

 

A PARCERIA

Esse é o primeiro projeto originado da parceria Cooperast e Fundação Cargill. A parceria surgiu por meio do Edital Fundação Cargill 2019 e atualmente o projeto encontra-se em fase de balizamento das áreas para o início do plantio.

 

COOPERAST

Fundada em 2005, a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial – COOPERAST surgiu através da necessidade do desenvolvimento de um trabalho diferenciado baseado em organização social e sustentabilidade na região de Itabuna, Bahia.

Seu principal objetivo é estimular e apoiar as iniciativas de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a agricultura familiar através dos princípios Agroecológicos, com a prestação de serviços em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).




Conteúdos relacionados



Resultados do Fundo Humanitário 2021

Como manter a biodiversidade do meio ambiente?

Sistemas agroflorestais em comunidades

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade