Fundação Cargill Organiza Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Notícias

Fundação Cargill Organiza Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Escolas públicas e comunidade participam de ações de voluntários em visita interativa à fábrica da Cargill

 

A Fundação Cargill reuniu em Três Lagoas membros da comunidade em que a fábrica da Cargill está localizada, alunos da Escola Estadual José Ferreira e da Escola Municipal Ramez Tebet e produtores do Assentamento 20 de Março para participarem de oficinas sobre alimentação organizadas pelos voluntários da instituição.

“Realizado para lançar o nome ‘Semeando Futuro’, que intitula o Programa de Voluntariado Corporativo da Cargill, esse evento refletiu o que buscamos para as nossas ações: engajar os funcionários e voluntários, nossos parceiros e a comunidade onde estamos inseridos,” afirmou Alice Damasceno, gerente da Fundação Cargill.

Com 20 anos de atuação nas comunidades em que a Cargill atua, o programa conta com 620 voluntários engajados em promover uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível.

 

Como funciona a oficina de educação nutricional

Por meio de jogos interativos, crianças e adultos foram inseridos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores).

O conceito incentiva, de forma simples, a escolha dos alimentos na hora da montagem do prato, para que as pessoas consumam refeições saudáveis e equilibradas.

Oficinas de Alimentação em Três Lagoas

Os adultos também aprenderam sobre como ter acesso ao seu próprio alimento de uma maneira simples e de baixo custo por meio de uma horta doméstica e como preparar receitas nutritivas e ao mesmo tempo saborosas, aproveitando os alimentos de maneira integral e evitando o desperdício, a um custo acessível para a maioria das famílias.

O evento contou ainda com a participação dos produtores do Assentamento 20 de Março, que montaram uma “feira livre” na saída da fábrica com os alimentos produzidos no Assentamento.

Em 2013, estes produtores iniciaram a comercialização de sua produção acessando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Fundação Cargill contribuindo com alimentação saudável

Atualmente, a venda de hortifrútis é a principal fonte de renda de vinte famílias produtoras. O projeto “Do campo à cidade”, apoiado pela Fundação Cargill em 2016, pretende agregar valor aos insumos produzidos na horta, garantindo a produção e comercialização permanente, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos produtores e ofertando alimentos adequados e saudáveis para crianças e adultos .

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde