Horta Comunitária em Chapecó (SC) recebe apoio da Fundação Cargill

Notícias

Horta Comunitária em Chapecó (SC) recebe apoio da Fundação Cargill

Produzir alimentos saudáveis a preços acessíveis para os cerca de 10 mil moradores do bairro de São Pedro, em Chapecó (SC), por meio da implantação de uma horta comunitária, é o grande desafio do Projeto Bioma Verde Vida, desenvolvido pela organização Verde Vida Oficina Educativa. O projeto foi um dos selecionados pelo Edital 2016 da Fundação Cargill e se propõe a produzir, no mínimo, 12 tipos diferentes de verduras e legumes.

Além de compor a refeição dos 70 colaboradores e dos 90 adolescentes atendidos pela organização nas demais atividades que ela oferece, o projeto prevê que os alimentos da horta sejam comercializados a preços justos para a população, por meio dos mercados locais.

A horta também fará parte das atividades diárias oferecidas aos adolescentes nas oficinas ambientais. Os professores abordarão nas aulas o cultivo e a manutenção de hortas, além de reforçarem a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida de todos.

O impacto que a horta comunitária vai gerar para a comunidade do entorno do foi o que mais chamou a atenção da equipe da Fundação Cargill no momento da seleção. “A organização tem grande representatividade local. Seus projetos são realmente transformadores. Quando identificamos que, entre outros aspectos, havia a preocupação de garantir à população o mínimo de nutrientes necessários em suas refeições, decidimos apoiá-los”, conta Perla Steirensis, analista de projetos da Fundação Cargill.

O apoio da Fundação Cargill será fundamental para que o projeto saia do papel e apresente os primeiros resultados ainda neste ano. “Serão construídos cerca de 1200 m2de estufa para apoiar a produção dos alimentos. Com a horta, também vamos gerar renda para nossa organização, que será investida na ampliação das atividades socioeducativas que oferecemos”, antecipa Odair Balen, coordenador do Programa Verde Vida Oficina Educativa.

Sobre o Verde Vida

Desde 1994, o Programa Verde Vida Oficina Educativa, tem como missão o atendimento socioeducativo de adolescentes em situação de risco, atuando para inclusão social. Estabelecido no bairro São Pedro, em Chapecó (SC), o Verde Vida atende atualmente 90 adolescentes, proporcionando formação para a vida e o encaminhamento para o primeiro emprego.

A manutenção financeira da organização se dá através da coleta e comercialização de materiais recicláveis, que são vendidos para as empresas locais. Todo o lucro é destinado ao pagamento dos 40 funcionários envolvidos no processo e para a manutenção das oficinas educativas. Grande parte do quadro de colaboradores é de voluntários, inclusive os professores.

A organização já foi reconhecida em premiações importantes que comprovam sua transparência e o potencial de transformação que exerce. Desde 2007 é entidade ambientalista reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para mais informações, clique aqui.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde