Leite de coco: um alimento saboroso e com muitos benefícios para a saúde

Notícias

Leite de coco: um alimento saboroso e com muitos benefícios para a saúde

Saudável, versátil e prático, o leite de coco vem ganhando cada vez mais espaço na alimentação do brasileiro

O uso do leite de coco em receitas culinárias faz parte da cultura brasileira. O leite de coco incrementa uma grande variedade de pratos típicos doces e salgados, além de dar sabor a bebidas, como vitaminas, shakes e drinks alcoólicos.

De alguns anos para cá, o leite de coco vem tomando espaço como um bom substituto do leite de vaca também, aumentando seu consumo in natura. Essa tendência é impulsionada especialmente pelos veganos, que não consomem produtos de origem animal, pelas pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose e pelas pessoas que buscam mais saúde na alimentação.

De fato, o leite de coco apresenta ótimos motivos para ser consumido: é saboroso, saudável, possui grande quantidade de nutrientes, é prático e muito versátil na cozinha.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse alimento tão versátil?

Origem do leite de coco

O leite de coco é feito apenas da combinação da polpa do coco maduro e água. Uma receita simples desenvolvida pelos africanos, ao que tudo indica.

Isso porque, o primeiro registro de uso do leite de coco, segundo o historiador potiguar Câmara Cascudo, vem das observações do português Frei João dos Santos, na África.

Do miolo do coco fresco se tira leite com que cozem arroz, ralado com um ralo bem lavado em duas ou três águas, e espremido entre as mãos, de modo que lhe façam lançar toda umidade que tem. E d’esta maneira fica com o coco tão seco e miúdo, como farelo de pau, e pelo contrário a água em que foi lavado fica tão grossa, que se parece leite de vacas muito alvo, ou de amêndoas, e com essa água se faz o arroz de leite tão bom que fica mais saboroso que pudera ficar, se fora cozido em qualquer outro leite. (Etiópia Oriental, editado em Évora em 1609).

Trazido no século XVI e XVII pelos portugueses e difundido pelos africanos, o alimento se espalhou pelo Brasil a partir da Bahia, onde se encontravam as maiores plantações de coqueiros – de onde vem a tão saborosa água de coco verde.

O alimento foi se incorporando a culinária brasileira, tendo participação até na modificação da receita de alguns pratos típicos, como o cuscuz e a baba de moça. O cuscuz original africano era feito com arroz e outros condimentos ao invés do leite de coco. Já o doce “ovos moles de Aveiro” é de origem portuguesa e só leva gema de ovos e calda de açúcar. No Brasil foi acrescentado o leite de coco à receita, criando assim o doce “baba de moça” que conhecemos.

Assim como estas, existem muitas outras receitas na culinária brasileira que levam leite de coco. Podemos citar aqui: bobó de camarão, vatapá, pudins, bolos, canjica e a moqueca de peixe que é considerado um dos pratos mais típicos do Brasil.

Você Sabia?

O Ministério do Turismo fez uma enquete virtual em 2013 para saber qual prato o internauta ofereceria ao turista que visitasse o seu estado. Apesar da feijoada e do churrasco terem sido muito lembrados, a moqueca, prato típico de peixe ensopado ao leite de coco, foi a grande vencedora.

Uma curiosidade: os estados da Bahia e Espírito Santo alimentam uma rivalidade na disputa pelo “título” de melhor moqueca de peixe brasileira. Apesar das duas receitas serem ensopados de peixe cozidos em panela de barro, os demais ingredientes mudam bastante. Enquanto a tradicional moqueca baiana abusa do leite de coco, a moqueca capixaba não admite esse ingrediente, assim como o azeite de dendê, na sua receita.

Benefícios do leite de coco

Rico em “gordura boa”, o leite de coco é facilmente digerido pelo nosso organismo e transformado em energia. Além disso, contém as vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, importantes para a nossa saúde e sais minerais essenciais como: cálcio, ferro, potássio, selênio, zinco, magnésio e fósforo e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

Confira alguns benefícios que o leite de coco pode trazer para sua saúde:

– Fornece mais energia

– Controla índices de colesterol

– Combate infecções no organismo

– Promove a sensação de saciedade

– Nutre pele e cabelo

– Previne processos inflamatórios

– Pode prevenir anemia

Como preparar o leite de coco caseiro

Existem várias opções de leite de coco industrializados no mercado, vendidos em garrafas de vidro, plásticas ou caixinhas de papelão. No entanto, a bebida pode ser preparada em casa também, vamos à receita?

Receita de leite de coco caseiro

Ingredientes

– Polpa de um coco seco cortada em pedaços (aproximadamente 250 gramas)

– 720 ml de água filtrada morna (ou aproximadamente 3 xícaras de chá)

Dica: Para soltar a polpa do coco com mais facilidade, faça um furo na parte de cima do coco e escorra toda a água interna. Pré-aqueça o forno a 240 graus e leve o coco numa assadeira por aproximadamente 15 minutos ou até que o coco esteja bem seco. Espere o coco esfriar, martele a casca para que ela quebre e retire a polpa do fruto com a ajuda de uma faca sem ponta. A película marrom que envolve a polpa pode ser utilizada na receita.

Preparo

– Pique a polpa do coco em pedaços e coloque no liquidificador junto com a água morna.

– Em seguida, bata por três minutos a polpa do coco e a água morna.

– Após bater, coe a mistura em uma jarra utilizando uma peneira fina ou um pano de algodão.

O leite de coco está pronto para consumo!

Orientações extras sobre o leite de coco

  • O leite de coco pode ficar armazenado em geladeira por até três dias.
  • A polpa do coco que restar na peneira, não precisa ser descartada, ela serve para a produção de biscoitos, farinhas ou até mesmo coco ralado.
  • Se você preferir o leite de coco mais branco, basta, no preparo, remover a película marrom que envolve a polpa do coco, com a ajuda de um descascador de legumes.
  • Se quiser um leite de coco mais consistente, reduza a quantidade de água da receita.

Agora que você já conhece todos os benefícios do leite de coco, que tal preparar uma receita com esse ingrediente?

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde