Nutrição e Alimentação Infantil Saudável

Notícias

Nutrição e Alimentação Infantil Saudável

Fórum da Abpass reúne especialistas para falar sobre nutrição e alimentação saudável infantil

A educação infantil saudável, a prevenção de problemas de saúde e a crescente obesidade entre crianças e adolescentes foram os temas debatidos durante o 1º Fórum “A Alimentação Sustentando a Saúde”, promovido pela Associação Brasileira Para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (Abpass), realizado no dia 27 de junho de 2017.

O evento contou com a participação de diversos especialistas debatendo o tema. Na abertura do evento, Almir Ribeiro Neto, presidente da Abpass, explicou a atuação da Associação.

A Abpass reúne profissionais experientes da área, alguns com décadas de experiência e sabemos o quanto esse segmento ainda é carente de informação. Para mudar esse cenário, acreditamos que um dos caminhos é a instrução de toda a comunidade que trabalha no setor. Em todo o mundo existem iniciativas no sentido de incentivar a alimentação infantil saudável e nós seguimos essa tendência. Vamos realizar uma série de ações sobre o tema no Brasil”, disse.

 

Cecilia Russo Troiano, autora de livros relacionados aos desafios das mulheres na sociedade contemporânea, psicóloga e Mestre em Gênero pela Georgia State University, abordou o papel da mulher no processo da alimentação.

“Todos sabem que o papel da mulher mudou. Ao contrário de décadas passadas, hoje as propagandas mostram que cabe à família e não apenas às mulheres o cuidado com a alimentação”.

Bete P. Rodrigues, consultora em educação e professora na COGEAE (PUC-SP), tradutora dos livros ‘Disciplina Positiva’ e ‘Disciplina Positiva em sala de aula’, explicou que os pais devem manter-se firmes quando o tema é a nutrição dos filhos.

“É fundamental adotar uma postura flexível, porém firme, dos pais, pois é deles o papel decisivo na boa educação para a saúde infantil”.

A nutricionista Semíramis Domene, membro do Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP, falou sobre o ambiente nutricional.

Para ela, interferir no ambiente das crianças, entre outras iniciativas tem o poder de promover a mudança de hábitos alimentares.

Valorizar o consumo de alimentos in natura e promover o Guia alimentar para a população do país, são apenas algumas ações iniciais que podem proporcionar a alimentação saudável e sustentável para todos os brasileiros, principalmente as crianças”.

Para saber mais, acesse o site da Abpass, ou leia mais sobre como equilibrar o consumo das crianças por meio da alimentação infantil saudável.

 

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde