Alimentação em Foco Menu
Em vídeos, ONU aborda desperdício de alimentos

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Em vídeos, ONU aborda desperdício de alimentos


A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou dois vídeos que alertam sobre os custos e as perdas do desperdício de alimentos no mundo – ambos fazem parte da campanha A Pegada do Desperdício de Alimentos (Food Wastage Footprint).

O primeiro deles mostra dados alarmantes. A cada ano, um terço de todos os alimentos produzidos no planeta é perdido ou desperdiçado. E isso não significa apenas um prejuízo econômico, mas também uma perda de grande parte dos recursos naturais utilizados para cultiva, processar, embalar, transportar e vender esses alimentos.

Cerca de 28% das terras agricultáveis do mundo abrigam colheitas que são desperdiçadas. Além disso, a água perdida no cultivo dessas lavouras corresponde a uma quantidade que poderia cobrir a necessidade de água de todas as residências do planeta.

O material também chama a atenção para a necessidade de mudanças urgentes e propõe algumas soluções:

  • Produtores de alimentos poderiam investir em melhores colheitas e tecnologias de armazenamento para evitar perdas;
  • Varejistas poderiam reduzir preços dos vegetais imperfeitos e doar excedentes das lojas para aqueles que precisam;
  • Consumidores individuais poderiam ser mais cuidadosos, utilizando melhores métodos para armazenar e reciclar sobras;
  • Governos poderiam lançar campanhas de sensibilização para inspirar consumidores a tomarem todas as medidas que puderem para acabar com o desperdício de alimentos.

Já no segundo vídeo, a FAO revela especificamente as perdas financeiras com o desperdício de alimentos. A cada ano, 30% da produção mundial de alimentos é perdida após a colheita ou desperdiçada em lojas, domicílios ou serviços de bufê. Isso representa 750 bilhões de dólares em alimentos por ano.

Por fim, dá sugestões de como evitar esse grande problema propõe, por exemplo, usar resíduos de alimentos para produzir biogás, ao invés de jogá-los em aterros sanitários.

Assista os vídeos da ONU sobre desperdício de alimentos!

Créditos: Instituto Akatu.




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading