Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Sustentável ONU lança livro de receitas adaptadas às mudanças climáticas
ONU lança livro de receitas adaptadas às mudanças climáticas

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
06/06/2017
Alimentação Sustentável

ONU lança livro de receitas adaptadas às mudanças climáticas


Reconhecendo que a agricultura é fonte crítica de subsistência para mais de 40% das pessoas no mundo, e que mais de 80% de toda comida consumida globalmente vem de 500 milhões de agricultores familiares, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Canadá e mais seis países parceiros (Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão) estão comprometidos a fortalecer suas medidas de adaptação às mudanças climáticas.

Algumas das comunidades nesses países são apoiadas pelo Centro de Adaptação à Mudança do Clima, do PNUD-Canadá – parceria responsável por apoiar pessoas a encontrar fontes de alimento e práticas de agricultura mais resistentes e sustentáveis.

Uma das iniciativas já concluídas resultou no livro “Adaptive Farms, Resilient Tables” (“Fazendas Adaptáveis, Refeições Resilientes” – ainda sem edição em português) lançado recentemente e que traz receitas tradicionais daqueles países, adaptadas à mudança global do clima.

Segundo a coordenadora global do projeto, Jennifer Baumwoll, do PNUD, a mudança no clima tem impactado fortemente as colheitas. “Enfrentando a ameaça de insegurança alimentar, as comunidades encontraram uma forma de adaptar suas receitas tradicionais e por meio da utilização de métodos culinários inovadores estão reinventando a culinária local”, disse.

O livro de receitas apresenta também os esforços empreendidos para fortalecer a resiliência dos mais vulneráveis agricultores de pequena escala. “Mais de 1,8 mil fazendeiros do sul do Haiti receberam aconselhamento técnico, recursos e apoio de planejamento para estabelecerem seus lotes com maior resiliência às secas e às chuvas torrenciais”, afirmou Dorine Jean-Paul, Administrador do projeto no Haiti, pelo Centro de Adaptação à Mudança Global do Clima do PNUD-Canadá.

Clique aqui para acessar a versão resumida do livro de receitas (em inglês) ou se preferir o PDF do Resumo está disponível em nossa Biblioteca




Conteúdos relacionados



Como manter a biodiversidade do meio ambiente?

Sistemas agroflorestais em comunidades

Mudas em viveiro: como produzir?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade