ONU lança livro de receitas adaptadas às mudanças climáticas

Notícias

ONU lança livro de receitas adaptadas às mudanças climáticas

Reconhecendo que a agricultura é fonte crítica de subsistência para mais de 40% das pessoas no mundo, e que mais de 80% de toda comida consumida globalmente vem de 500 milhões de agricultores familiares, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Canadá e mais seis países parceiros (Cabo Verde, Camboja, Haiti, Mali, Níger e Sudão) estão comprometidos a fortalecer suas medidas de adaptação às mudanças climáticas.

Algumas das comunidades nesses países são apoiadas pelo Centro de Adaptação à Mudança do Clima, do PNUD-Canadá – parceria responsável por apoiar pessoas a encontrar fontes de alimento e práticas de agricultura mais resistentes e sustentáveis.

Uma das iniciativas já concluídas resultou no livro “Adaptive Farms, Resilient Tables” (“Fazendas Adaptáveis, Refeições Resilientes” – ainda sem edição em português) lançado recentemente e que traz receitas tradicionais daqueles países, adaptadas à mudança global do clima.

Segundo a coordenadora global do projeto, Jennifer Baumwoll, do PNUD, a mudança no clima tem impactado fortemente as colheitas. “Enfrentando a ameaça de insegurança alimentar, as comunidades encontraram uma forma de adaptar suas receitas tradicionais e por meio da utilização de métodos culinários inovadores estão reinventando a culinária local”, disse.

O livro de receitas apresenta também os esforços empreendidos para fortalecer a resiliência dos mais vulneráveis agricultores de pequena escala. “Mais de 1,8 mil fazendeiros do sul do Haiti receberam aconselhamento técnico, recursos e apoio de planejamento para estabelecerem seus lotes com maior resiliência às secas e às chuvas torrenciais”, afirmou Dorine Jean-Paul, Administrador do projeto no Haiti, pelo Centro de Adaptação à Mudança Global do Clima do PNUD-Canadá.

Clique aqui para acessar a versão resumida do livro de receitas (em inglês) ou se preferir o PDF do Resumo está disponível em nossa Biblioteca

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde