Pacto Global da ONU quer promover práticas sustentáveis na agricultura e no setor de alimentos do Brasil

Notícias

Pacto Global da ONU quer promover práticas sustentáveis na agricultura e no setor de alimentos do Brasil

A Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas está debatendo com especialistas dos setores de alimentos e agricultura, de organizações não governamentais e da ONU, as diretrizes que vão orientar a implementação, em corporações brasileiras, da Agenda 2030, um plano de ação orientado pela ONU que busca promover ações para o desenvolvimento sustentável. Entre as ações que estão em andamento está a preparação de uma cartilha sobre os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura(PEAA) conjunto de seis recomendações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As propostas do organismo da ONU destacam a necessidade de promover o trabalho digno e os direitos humanos de agricultores e consumidores. As metas incluem ainda o compromisso em adotar práticas sustentáveis que reduzam os impactos da agropecuária, da pesca e da silvicultura sobre o meio ambiente. A minimização do desperdício nas cadeias produtivas de alimentos também é um dos princípios definidos pelo Pacto Global no Brasil.

Em encontro realizado no final do mês de abril, a Rede Brasil iniciou o mapeamento de práticas e experiências que ilustram as demandas feitas pelo organismo da ONU às empresas parceiras. “Demos o primeiro passo para concentrar práticas atuais do mercado em diversos temas socioambientais relevantes para o setor no contexto brasileiro em um único material”, explicou a coordenadora do grupo de trabalho de Alimentos e Agricultura e também diretora de Desenvolvimento Sustentável da Amaggi, Juliana Lopes.

Segundo o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Gustavo Kauark Chianca, “os PEAA são uma iniciativa avançada e servirão de modelo para países tropicais”. ”Além disso, são semelhantes às diretrizes voluntárias da FAO, que se referem especialmente sobre o manejo do solo, da água e das florestas”, destacou.

Para o especialista, o setor privado tem demonstrado preocupação com os ODS e desenvolvido boas práticas que precisam ser divulgadas.“São iniciativas como esta, de propor uma discussão coletiva de conteúdos importantes para setores em que as empresas têm grande atuação e responsabilidade, que fazem da Rede Brasil uma iniciativa de referência para o setor privado brasileiro”, a secretária-executiva da Rede Brasil, Beatriz Martins Carneiro.

A dirigente enfatizou que a cartilha sobre os PEAA servirá para guiar a internalização da Agenda 2030 nas organizações.

Sobre os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA)

O setor privado é um parceiro fundamental para os governos e outros atores na elaboração e entrega de soluções eficientes, escaláveis e práticas para tornar os sistemas alimentares mais seguros e a agricultura mais sustentável. Para avançar o impacto positivo que os negócios podem ter neste contexto, o Pacto Global das Nações Unidas facilitou o desenvolvimento dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) para servir como uma estrutura de colaboração baseada em princípios de empresas com a ONU, governos, sociedade civil e outras partes interessadas.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, os PEAA oferecem um conjunto de resultados esperados e ações que as empresas podem tomar para se alinhar com os objetivos da ONU, como foi articulado no documento final da Rio +20, O Futuro que Queremos, e com a aproximação da nova agenda de desenvolvimento pós-2015.

Os PEAA são resultado de um processo amplo e inclusivo com diversos atores, que envolveu 20 consultas globalmente e incluiu mais de mil empresas, agências da ONU e organizações da sociedade civil comprometidas com os temas da agricultura, nutrição e sistemas alimentares.

Com informações: ONU Brasil

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde