Plantas alimentícias não convencionais são opção para enriquecer o cardápio

Notícias

Plantas alimentícias não convencionais são opção para enriquecer o cardápio

Segundo o professor doutor Valdely Kinupp, estima-se que no mundo hoje existam mais de 30 mil espécies vegetais. Porém, 60% das calorias ingeridas pela população mundial vem de apenas quatro alimentos: arroz, trigo, milho e batata. Intrigado pela falta de diversidade no prato, ele começou a estudar o tema e criou o termo Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) para se referir a uma classe de plantas conhecidas como selvagens e muitas vezes tidas como mato ou ervas daninhas. “São plantas que não estão no dia a dia e nem no prato das pessoas, embora tenham valor nutricional muitas vezes maior do que as plantas convencionais”, diz o professor do Instituto Federal do Amazonas.

Bertalha, serralha, capuchinha, vinagreira, vitória régia, jacaratiá, hibiscus, papoulas são algumas das plantas estudadas pelo professor que as catalogou num livro, com o objetivo de disseminar o conhecimento e facilitar o acesso da população a essas plantas. Intitulado Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANc) no Brasil, a obra foi escrita em parceria com o botânico Harri Lorenzi, e apresenta plantas nativas e exóticas espontâneas e cultivadas no Brasil, consumidas no passado, em alguma região do país e do mundo. Cada planta é apresentada em duas páginas: na primeira – suas características morfológicas para facilitar a identificação botânica, informações sobre seu uso geral e culinário com referências bibliográficas e ilustradas com fotos; na segunda – duas ou três fotos legendadas das partes da planta utilizadas para o consumo, seguidas de três receitas feitas com a planta e com imagens dos respectivos pratos.

“Nós vamos aproximadamente 52 vezes por ano ao supermercado ou feiras para comprar sempre as mesmas coisas. De acordo a FAO, consumimos entre 100 e 150 espécies vegetais, num universo de mais de 30 mil. Com essa limitação nas escolhas, abrimos mão de uma diversidade de nutrientes e fibras importantes, e deixamos de gerar renda com a biodiversidade brasileira”, acredita o professor.

Nova visão: Nos últimos anos, no entanto, o professor enxerga que as pessoas e o próprio mercado vem se abrindo para experimentar e valorizar as PANCs. “Estão surgindo cursos para orientar a população sobre o que pode e o que não pode ser consumido, estão surgindo publicações, guias de identificação. É um processo lento, porque as pessoas estão muito distantes da natureza. Mas está começando”, acredita.

A recomendação do professor é para que não sejam consumidas plantas desconhecidas. Ou seja, o ideal é mesmo buscar informações a respeito das PANCs antes de iniciar o seu consumo. Por isso a importância dos livros e guias com fotos, que permitem a identificação das espécies. “99% das plantas não oferecem riscos, mas o ideal é sempre consultar alguma referência”, salienta. Além de livros e guias, o professor dá como dica as universidades e organizações como Embrapa e Secretarias de Agricultura, que normalmente têm em seus quadros profissionais e materiais que podem orientar a respeito das PANCs.

Para quem está em São Paulo e tem interesse em aprender mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais, Viveiro Sabor de Fazenda realizará um curso sobre PANCs no mês de abril. Clique aqui para mais informações.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde