Portal de jogos é idealizado para tornar a prática da educação alimentar uma experiência lúdica e construtiva

Notícias

Portal de jogos é idealizado para tornar a prática da educação alimentar uma experiência lúdica e construtiva

O acervo de jogos de tabuleiro terá versão física e online, com o intuito de conscientizar usuários sobre seus hábitos alimentares

A obesidade no Brasil cresceu nos últimos 13 anos, principalmente, no grupo de brasileiros com idade entre 25 e 44 anos, segundo dados mais recentes da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigital), promovida pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com dados da pasta, quando são analisados os hábitos alimentares da população brasileira por faixa etária, nota-se que adolescentes têm uma alimentação com menor teor nutritivo; ainda que a incidência de obesidade tenha os adultos, por sua vez, demonstraram um aumento na ingestão de alimentos considerados nutritivos, crescendo em 4,8% o consumo entre 2004 e 2017. Confirmando essa tendência, de acordo com o Brasil Food Trends 2020, pesquisa que mapeou a realidade presente e futura da relação do brasileiro com a comida, a população tem dado indícios de que a questão da saudabilidade é importante no consumo dos alimentos.
Atentas a esse cenário, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacaram a importância de ações de educação, comunicação e informação, como um dos 6 eixos estratégicos para prevenção e controle da obesidade na população brasileira, em Sistemas Alimentares e Nutrição: a experiência brasileira para enfrentar todas as formas de má nutrição.
Agindo em congruência com as preocupações, indicações e objetivos dessas instituições, a Narrativa da Imaginação, que promove experiências educacionais divertidas e significativas por meio de jogos, ações e tecnologias, idealizou o projeto Menu: portal de jogos sobre educação alimentar, que visa a criação de um portal de jogos de tabuleiro – físico e online – sobre o tema “alimentação”, para ser jogado entre profissionais das áreas de saúde e educação, jovens e adultos.

NARRATIVA DA IMAGINAÇÃO E FUNDAÇÃO CARGILL

A ideia do Menu: portal de jogos sobre educação alimentar nasceu como um desdobramento do projeto Cartas na Mesa, que visava a produção de um jogo de cartas sobre alimentação saudável, obesidade e desnutrição utilizado como ferramenta educacional, lúdica e interativa para crianças, jovens, adultos, professores e profissionais da saúde. Essa primeira iniciativa, que nasceu em 2016, proporcionou o início da parceria entre a Fundação Cargill e a Narrativa da Imaginação.
Saiba mais sobre o projeto Cartas na Mesa.
Este é o 3º ano da união entre a expertise dos voluntários da Fundação Cargill, com o conhecimento em práticas educativas da Narrativa da Imaginação. Sobre a parceria, Rafael Rocha, gestor do projeto, coloca que “os voluntários da Fundação Cargill nos auxiliaram desde o nosso primeiro jogo, na divulgação e aplicação em diferentes espaços e com diferentes públicos em todo Brasil”. Isso porquê o material produzido é utilizado no Semeando Futuro, programa de voluntariado da instituição.

Ainda de acordo com Rafael Rocha, 2019 foi um ano de preparação e organização. Inicialmente, o foco foi na entrega do material físico, com todo o conteúdo traduzido para inglês e espanhol, para que o projeto consiga ser utilizado por interessados de outros países. Atualmente, uma equipe de ilustração, Webdesign, Game Design e Programação está
trabalhando na programação do portal online, previsto para entrar no ar em 2020. Com isso, o gestor do projeto acredita que os benefícios poderão ter um alcance relevante, uma vez que os jogos e produtos estarão disponíveis on-line para todos os profissionais de saúde, educadores e quem mais tenha interesse em acessar o conteúdo pelo celular ou computador.
Sobre o processo de produção do jogo físico de tabuleiro, Rocha destaca que “o principal aprendizado foi na adaptação do sistema de jogo de mesa chamado Fate*, com a inserção de elementos da comunicação não-violenta no produto, o que enriqueceu muito sua qualidade.” O Sistema Fate é um conjunto de regras amplas e funcionais que, por sua flexibilidade e adaptabilidade aos mais diversos cenários e contextos, podem ser aplicadas em diversos jogos de tabuleiro; e a Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma ideia de abordagem que estimula relações mais amistosas e empáticas, através da fala e da escuta.
Rafael ainda ressalta as particularidades entre os dois projetos: “Existe uma dualidade positiva entre esses jogos. O jogo de Cartas é focado em competitividade enquanto o tabuleiro é focado em cooperação, esses dois elementos são ferramentas importantíssimas para a aprendizagem.” Para 2020, a Narrativa da Imaginação pretende finalizar a versão multiplayer do jogo online e realizar um evento para lançar oficialmente o portal no Dia Mundial da Alimentação, em Uberlândia.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde