Prêmio Alimentação em Foco 2020: Confira os vencedores da edição

Notícias

Prêmio Alimentação em Foco 2020: Confira os vencedores da edição

Conheça os projetos vencedores da 5ª edição do Prêmio Alimentação em Foco, realizado em parceria com a Enactus Brasil 

Durante os dias 14, 15 e 16 de julho, os times vencedores da 5ª edição do Prêmio Alimentação em Foco foram selecionados e anunciados digitalmente durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2020 (ENEB). Os times vencedores receberam uma premiação em dinheiro, para que possam dar andamento em seus projetos.

O Prêmio Alimentação em Foco é realizado anualmente em parceria com a Enactus Brasil. Os projetos participam de um edital que, após inscritos, são selecionados 15 projetos que fazem parte da etapa “Semifinal” do prêmio.

Em seguida, os 2 vencedores são selecionados pela equipe da Fundação Cargill. Todos estes semifinalistas recebem apoio financeiro e mentoria de profissionais da Cargill, por meio do trabalho voluntário, para a realização e estruturação de seus projetos.

Ao todo, 1704 pessoas foram diretamente beneficiadas por meio dos 15 projetos Semifinalistas de 2020. “A cada edição do prêmio, conseguimos identificar e desenvolver iniciativas empreendedoras que impactam positivamente a nossa sociedade e que estão ligadas ao propósito da Fundação Cargill”, afirma Raphael Dias, diretor da Fundação Cargill.

Cada time desenvolve durante um ano sua iniciativa empreendedora de impacto social em sua comunidade, e, ao final deste ciclo, ele apresenta os resultados obtidos.

A avaliação é realizada através de critérios que englobam o planejamento do projeto, impacto social, relevância e inovação. Ao final, o projeto vencedor precisa atender ao seguinte questionamento:

“Qual Time Enactus foi mais efetivo em aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar, sustentavelmente, suas condições de vida de forma econômica, social e ambiental?”

Conheça abaixo os projetos vencedores da 5ª edição do Prêmio Alimentação em Foco.

Vencedores do Prêmio Alimentação em Foco 2020

1º Lugar: Projeto Bread and Bug (Time Enactus UFU)

Projeto Bread and Bug

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo do Projeto: Desenvolver um sistema alternativo de produção de fertilizante orgânico a partir da criação de insetos da espécie Tenébrio molitor em um tempo mínimo de 6 meses, onde se possa eliminar os gastos com fertilizantes convencionais para hortas orgânicas, gerando uma economia para o pequeno produtor agrícola da comunidade.

2º Lugar: Projeto Q (Time Enactus UFV CRP)

time projeto Q

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Resumo do Projeto: O Projeto Q tem por objetivo trazer o reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da região do Cerrado Mineiro, por meio do auxílio na aquisição de certificações regulamentadoras, visando a ampliação de seu mercado consumidor e impulsionando o empreendedorismo familiar.

Por meio de parcerias, é fornecido todo o auxílio para que o produtor possa comercializar seus produtos de forma legal no mercado, e prover uma maior qualidade microbiológica dos alimentos.

Mentores da 5ª edição do Prêmio Alimentação em Foco

Os mentores se dedicaram remotamente, por meio das tecnologias disponíveis, parte de seu tempo, trabalho e talento durante o período de sua mentoria, e durante o desenvolvimento do projeto, apoiando em questões de construções de estratégias, conceitos técnicos do projeto e até mesmo desenvolvimento de equipe dentro dos Times Enactus.

Agradecemos a importante contribuição dos mentores deste ano: Moacyr Conte, Ricardo Suguiura, Roberto Fujieda, Tainah Vilella, Heglantini Silva, Cleber Martins, Ana Carolina, Nathalia Diniz, Vitória Pinato, Tiago de Morares, Raissa Camargo, Mariana Lorizola, Álvaro Modesto e Hermeto Neto, que por meio de seu trabalho voluntário, apoiaram nossas comunidades no desenvolvimento de uma alimentação saudável, segura e sustentável.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde