Alimentação em Foco Menu
Prêmio Alimentação em Foco reconhece iniciativas de jovens universitários

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
30/07/2019
Institucional

Prêmio Alimentação em Foco reconhece iniciativas de jovens universitários


Em parceria com a Enactus Brasil, a 4ª edição do Prêmio Alimentação em Foco reconheceu as ações desenvolvidas por estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV-CRP) e Universidade Federal do Pará (UFPA) como as melhores deste ciclo do prêmio

 

A Fundação Cargill, em parceria com a Enactus Brasil, encerrou a quarta edição do Prêmio Alimentação em Foco, que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB). A premiação acontece anualmente e tem como objetivo incentivar projetos universitários ligados às áreas de agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação.

Em sua quarta edição, os grandes premiados foram: Projeto Q, da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (MG), recebendo o apoio de R$ 7 mil reais e Fiero, da Universidade Federal do Pará, com a premiação de R$ 5 mil reais. As iniciativas se destacaram por contemplar as áreas social, financeira e ambiental.

 

O OBJETIVO DO PRÊMIO ALIMENTAÇÃO EM FOCO

O Prêmio Alimentação em Foco possui como principal objetivo reconhecer iniciativas de empreendedorismo comunitário de universitários que contribuam para uma alimentação segura, sustentável e acessível em comunidades distribuídas em diversas regiões do Brasil. As iniciativas impactam comunidades direta e indiretamente, gera renda, movimenta uma cadeia de distribuição de legumes e verduras, aumenta a estrutura de cultivo de agricultores e incentiva o empreendedorismo local.

“As iniciativas dos times, em especial às que participaram do Prêmio Alimentação em Foco, são o catalisador da mudança das comunidades onde esses times atuam. Com isso, a Fundação consegue, mediante a parceria com a Enactus, ampliar seu impacto social. (…) o mais importante é a promoção de um encontro genuíno entre universitários e empresas, para que nestes espaços de trocas, sejam colocados em prática os conceitos, além de reinventar novas formas de gerir projetos para a sociedade”, explica Solange Ferreira, diretora da Fundação Cargill.

 

A PREMIAÇÃO

O prêmio teve 39 iniciativas inscritas. Deste total, 15 foram selecionadas e receberam mentoria da Fundação Cargill por um ano. Por fim, e com base em critério da Fundação Cargill e da Enactus, foram selecionadas as cinco finalistas.

Nesta edição, a premiação foi realizada em São Paulo, dentro do ENEB 2019, e reuniu um expressivo número de profissionais da área, executivos e estudantes de universidades de todo Brasil. Esse encontro propiciou uma agenda positiva, que incluiu feedbacks construtivos aos times avaliados, gerando troca de experiências e networking entre as empresas e os jovens universitários.

É uma forma de empoderar os times e seus participantes, que acreditam que possam contribuir para um mundo melhor e mais igualitário. Para nós, a melhor forma de promover inovação e transformação social é colocar os universitários para exporem suas ideias e procurarem soluções melhores do que as que já foram apresentadas no passado”, destacou a diretora.

Solange ainda reforçou que o Prêmio Alimentação em Foco é uma forma de reconhecer soluções eficazes para enfrentar problemas sociais. Para a Fundação Cargill, essa é um incentivo para outros personagens também se comprometerem com a melhora de sua comunidade.

“Quanto mais projetos, mais comunidades empoderadas e mais Times inspirando o melhor no mundo”, finaliza.

 

SOBRE OS TIMES PREMIADOS

Projeto Q (UFV CRP, Rio Paranaíba-MG): O projeto busca melhorias no processo de produção de Queijo Minas Artesanal em Rio Paranaíba e, consequentemente, o empoderamento daquela região. A iniciativa disponibilizou treinamento em gestão, segurança alimentar e vendas para gerar renda. Os produtores do queijo artesanal e tiveram a chance de obter certificação de qualidade.

Com o projeto foram criados seis novos produtos, reduziram 15,8% das vendas por atravessadores e tiveram aumento de 46,3% do preço de venda.

 

Fiero (UFPA, Belém-PA): O Fiero é um negócio social que visa reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém, por meio do desenvolvimento e venda de produtos feitos a partir de hortaliças, frutas e legumes atualmente descartados por critérios estéticos, porém ainda aptos para consumo. Foram desenvolvidos produtos dentro dos padrões de segurança do país (com 92% de aprovação dos consumidores) e com isso, 104 pessoas foram beneficiadas diretamente.

 

PARCERIA COM ENACTUS BRASIL

A parceria entre Fundação Cargill e Enactus Brasil estimula o desenvolvimento de ações sustentáveis que informem, conscientizem e estimulem resoluções de questões voltadas para o combate ao desperdício de alimentos, educação e segurança alimentar, entre outros temas ligados à área da alimentação. A parceria já resultou em quatro edições do Prêmio Alimentação em Foco.

Nessa união, a Fundação Cargill apoia as iniciativas desenvolvidas enquanto a Enactus Brasil está presente em 120 universidades ao redor do Brasil, incentivando o engajamento dos estudantes em projetos que atuam visando a melhora de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Confira algumas fotos do evento:




O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading