Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Institucional Projeto que prevê alimentação segura e sustentável às populações ribeirinhas recebe apoio da Fundação Cargill
Projeto que prevê alimentação segura e sustentável  às populações ribeirinhas recebe apoio da Fundação Cargill

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
24/05/2016
Institucional

Projeto que prevê alimentação segura e sustentável às populações ribeirinhas recebe apoio da Fundação Cargill


Avaliar como está a degradação das áreas sob propriedade dos ribeirinhos que conquistaram o direito sob a terra e orientá-los para a prática da agricultura sustentável, minimizando os impactos na Floresta Amazônica, são alguns dos objetivos do Projeto Alto Arapiuns de segurança alimentar e conservação ambiental. A iniciativa, selecionada no Edital 2016 da Fundação Cargill, é desenvolvida pelo Aeroclube de Voo a Vela CTA, de São José dos Campos (SP), na região da bacia de afluentes do rio Arapiuns, em Santarém (PA).

A conquista da terra por parte dos ribeirinhos vem acontecendo gradativamente. Cada família recebe 100 hectares. A intenção do projeto é, por meio de técnicas de agricultura sustentável, ensinar os pequenos produtores a tornar a propriedade eficiente e auto-sustentável, utilizando apenas um hectare e preservando os outros 99.

Para tornar a propriedade produtiva nesta área reduzida – e preferencialmente onde já há degradação – o projeto consiste na divisão do único hectare a ser cultivado por família em quatro partes. Em uma delas as famílias continuarão plantando a mandioca, base da alimentação ribeirinha. As outras três partes receberão: milho, para alimentar galinhas; feijão, para agregar valor proteico à alimentação; e pimenta do reino, para comercialização e geração de renda às famílias.

Há seis anos, o Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável realiza iniciativas com foco na melhoria do bem-estar da população que vive na região da bacia de afluentes do rio Arapiuns, nas áreas de saúde, educação, comunicação, segurança alimentar e conservação ambiental. Com o apoio da Fundação Cargill, a organização conseguirá expandir o número de propriedades atendidas nas iniciativas voltadas à conservação ambiental e segurança alimentar. “Atendíamos sete famílias e agora vamos ampliar para 20, o que representa 120 pessoas com acesso à alimentação segura e sustentável”, informa o coordenador do programa, Lélis Fachini.

Ele explica que o projeto prevê o investimento de dois anos em cada família / propriedade, que recebe as sementes, o adubo e a capacitação em técnicas sustentáveis de agricultura e geração de renda. “A proposta é que, ao término desse período, eles caminhem sozinhos e até ajudem a transformar a vida de outras famílias”.

O programa foi concebido e é desenvolvido por cerca de dez voluntários, entre agrônomos, nutricionistas, biólogos, médicos, dentistas e oftalmologistas, cuidando desta forma da terra e das pessoas que vivem na região.

O poder de transformação do projeto foi decisório para sua seleção entre os apoiados pelo Edital 2016 da Fundação Cargill. “O projeto Alto Arapiuns é muito desafiador, pois as famílias estão localizadas em regiões remotas e com pouco acesso. Porém as iniciativas do projeto buscam completar o ciclo da sustentabilidade, por meio de plantações que vão garantir a alimentação das famílias diretamente impactadas, auxiliar na capacitação para um cultivo consciente e proporcionar uma nova alternativa para incrementar a renda”, explica RenatoSouza, analista de Projetos da Fundação Cargill, Renato Souza.

Sobre o Alto Arapiuns

O Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS) é uma iniciativa da Diretoria Social do Aeroclube de Voo a Vela CTA de São José dos Campos – SP, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1957. Iniciado em 2011, é desenvolvido na região da bacia de afluentes do rio Arapiuns, em Santarém (PA), e leva para as comunidades ribeirinhas ali existentes, iniciativas nas áreas de saúde, educação, comunicação, segurança alimentar e agricultura sustentável.

Um dos escopos do Programa Alto Arapiuns é o projeto agrícola que tem como proposta trabalhar em parceria com as comunidades locais para gerar alternativas de renda juntamente com o planejamento ambiental e a conservação da mata nativa local.

Para mais informações sobre a organização, clique aqui.




Conteúdos relacionados



Resultados do Fundo Humanitário 2021

Projetos selecionados no Edital Fundação Cargill 7ª Edição

Fundo emergencial de apoio à segurança alimentar da Fundação Cargill: conheça os resultados

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade