Fundação Cargill há 45 anos fomentando a alimentação saudável, acessível, sustentável e segura no Brasil

Notícias

Fundação Cargill há 45 anos fomentando a alimentação saudável, acessível, sustentável e segura no Brasil

Fundação Cargill incentiva novas tecnologias para o desenvolvimento agropecuário

Tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento agropecuário do País incentivando a difusão de novas tecnologias, a Fundação Cargill deu início às suas atividades há 45 anos, em 18 de setembro de 1973, no município de Campinas (SP). A iniciativa nasceu ancorada em quatro eixos principais: apoio ao ensino, financiamento de projetos e pesquisas, realização de eventos e divulgação de trabalhos técnico científicos voltados à agricultura.

A publicação de trabalhos dedicados às ciências agrárias foram o norte da entidade nos primeiros tempos. Entre eventos, seminários e reuniões temáticas concebeu 119 bolsas para alunos e outros 89 projetos de pesquisa.

O projeto Semear marcou a chegada dos 20 anos da fundação levando ao ensino de 1º grau em escolas de todo o País o ensino agrícola. Ao mesmo tempo foram instituídas as primeiras ações voluntárias.

Na final da década de 90, a sede da Fundação Cargill migra de Campinas para a capital paulista. A mudança de endereço traz consigo uma nova missão: preparar as próximas gerações para serem bem-sucedidas na educação, no trabalho e na vida.

Com a adoção do projeto social Fura Bolo em 1999, de incentivo à cultura e a leitura nas escolas de ensino fundamental, 500 mil alunos em oito estados brasileiros.

Parceria Programa Fome Zero

Numa parceria com o programa Fome Zero, do governo federal, a Fundação Cargill lançou em 2004 o programa De Grão em Grão, que promoveu ações de segurança alimentar e agricultura familiar a partir do incentivo à produção de hortas em escolas. O resultado foi arrebatador: 11 anos depois, a produção de alimentos dessa iniciativa gerou 900 toneladas de alimentos beneficiando 500 mil pessoas.

Outros projetos da Fundação Cargill e Alimentação em Foco

Em 2011, nova guinada no posicionamento da entidade: agora o foco se dá na promoção e disseminação de conhecimentos visando uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível desde o campo ao consumidor.

No começo da primeira década dos anos 2000, o time de voluntários da Fundação Cargill foi encorpado com a criação de 23 comitês pelo País. Destaque para a criação dos projetos Alimentação em Foco, o Manual de Boas Práticas e o aplicativo Nutriquiz.

Somente em 2017, o trabalho da Fundação Cargill permitiu o desenvolvimento de 45 projetos em 61 municípios brasileiros. Nessa altura, já eram 51 os comitês de voluntariado atraindo 852 pessoas e beneficiando outras 50 mil com as ações sobre sustentabilidade e alimentação saudável.

O compromisso da Fundação Cargill segue, portanto, inabalável e faz coro ao liderado pela própria Cargill: nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. O desafio é imenso e muito trabalho nos espera adiante. Sigamos em frente.

 

Para saber um pouco mais sobre nossa história e projetos, confira o vídeo abaixo:

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde