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Propriedades dos alimentos consumidos juntos

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Propriedades dos alimentos consumidos juntos


Um bom prato de feijão com arroz: a dupla do bem combina não só no sabor, mas também no aspecto nutricional pelas propriedades desses ingredientes consumidos juntos, uma combinação presente nos hábitos alimentares da maioria dos brasileiros!

Propriedades do arroz e Feijão

A leguminosa e o cereal se complementam, pois o feijão possui um aminoácido limitante chamado metionina e o arroz possui o aminoácido limitante lisina, ambos essenciais, segundo a nutricionista e professora do Centro Universitário São Camilo, Roseli Espíndola Balchiunas.

“Por serem aminoácidos complementares, a combinação desses alimentos na mesma refeição fornece uma proteína de melhor valor nutricional“, completa.

Além disso, feijão com arroz são fontes de carboidrato e de fibras. “O teor de fibras alimentares nessa combinação pode ser maior quando o cereal for integral. É importante que essa combinação faça parte das refeições (almoço e jantar) das pessoas“, ressalta a professora.

A nutricionista clínica Regina Moraes salienta que a riqueza de nutrientes não está somente em um tipo de alimento. “É necessário uma união para que a refeição seja mais rica do ponto de vista nutricional e mais saborosa”.

 

Além do feijão com arroz, outras duplas de alimentos são comuns no dia a dia dos brasileiros, como o queijo com goiabada, o iogurte com aveia, o chocolate com morango e algumas duplas mais recentes, como frango com batata doce.

“Não existem registros precisos sobre como essas combinações foram surgindo. Muitas foram pelo próprio paladar agradável, pela harmonia de sabores: a combinação do doce com o salgado, do ácido com o doce, por exemplo”, conta Roseli.

A professora ressalta que a complementação proteica, no entanto, não está presente em todas as duplas e é preciso ter cuidado para manter uma alimentação saudável.

“A combinação proteica está presente quando falamos do cereal e da leguminosa, nos demais casos, estamos falando de uma complementação de sabor”.

 

Veja, a seguir, algumas características das duplas de alimentos mais consumidos pelos brasileiros:

 

Café com leite:

Nessa combinação o café dá sabor e cor à bebida, além de conter cafeína. O leite é fonte de proteína de alto valor biológico e rico em cálcio e contém vitaminas A e D.

 

Queijo com goiabada:

Popularmente conhecida como “Romeu e Julieta”. Alimentos típicos do cerrado, a produção de queijo vem do período colonial e a goiabada era preparada para conservação do fruto.

A combinação doce com salgado é agradável ao paladar. Deve-se ficar atento na quantidade consumida, pois o queijo é um alimento proteico rico em cálcio e contém gordura saturada e a goiabada é um alimento com alto teor de açúcar (alta densidade calórica).

 

Limão com mel:

Uma combinação popularmente indicada para quem está “resfriado”. O suco de limão é rico em vitamina C (vitamina hidrossolúvel, auxilia na imunidade/resistência do organismo) e o mel (fonte de energia) contém substâncias que são benéficas à saúde do organismo, como antioxidantes.

 

Iogurte com aveia:

O iogurte é fonte de proteína de alto valor biológico e de cálcio. A aveia é fonte de carboidrato (amido) e fibras alimentares, principalmente do tipo solúvel. Essas fibras alimentares têm efeitos benéficos ao organismo humano; excelente opção para um lanche da manhã ou da tarde.

 

Morango com chocolate:

É uma combinação agradável ao paladar, pois o sabor mais ácido do morango é amenizado com o doce do chocolate. O morango contém fibras e açúcares da fruta (glicose, frutose e sacarose) além de vitaminas, como a vitamina C. Deve ser consumido na forma “in natura”. O chocolate contém outros alimentos/ingredientes, como o açúcar que aumenta o valor calórico. A combinação é muito apetitosa, mas deve-se ficar atento à quantidade consumida e a frequência de consumo.

“Atenção: consumir morango com chocolate e tomar cuidado para não consumir chocolate com morango”, indica a professora Roseli.

 

Frango com batata doce:

Combinação recente, consumida principalmente por praticantes de atividade física. O frango é fonte de proteína de alto valor biológico, assim como outras carnes brancas e vermelhas, vísceras, leite e derivados, e ovos; também tem gorduras saturadas, vitaminas e minerais. O peito sem pele é a parte do frango com menor teor de gordura. A batata doce, do grupo dos tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, cará, inhame etc), é fonte de carboidrato (amido) e também de fibras (oligo e polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do organismo humano).




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