Tese de Mestrado. A forma de exploracao dos servicos portuarios, estabelecida no Brasil em 1934, contemplou a sua administradora com o privilegio na realizacao das atividades de transbordo de mercadorias de navio e de armazenagem de produtos em regime alfandegado. Em 1943, estabeleceu-se as relacoes de trabalho restringindo a trabalhadores registrados o acesso as atividades de estiva. Esse sistema que protege os prestadores de servico desenvolveu no mercado, ao longo do tempo, a expectativa por mudancas que viessem a garantir o equilibrio das relacoes e o aprimoramento dos servicos. Como consequencia desse cenario e em confronto com o modelo tradicional, foram definidas, em 1993, atraves da promulgacao da Lei n.8.630, novas regras. Para auxiliar a mudanca do modelo, propoe-se o estabelecimento de metodologia que oriente as acoes do novo operador portuario e da administracao do porto. Com essa finalidade, elaborou-se pesquisa dos metodos de gestao usados na industria e nos servicos, aplicaveis ao caso. Apresenta-se metodologia de desenvolvimento de sistem operacional que compatibiliza os objetivos dos seus varios agentes e que e ilustrado com um exemplo aplicativo. O exemplo procura enfatizar o inter-relacionamento entre agentes, indicando a participacao do porto na rede de suprimentos e nos mecanismos formadores dos custos logisticos. E dado destaque a definicao da rede de indicadores que controlam os fatores criticos de sucesso, determinados no plano estrategico do sistema
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Estruturação dos Serviços nos Portos
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