Nossa história

Nossa história

Linha do tempo

Conheça as iniciativas, os prêmios e as ações que ajudaram a construir a nossa história.

1973

18 de setembro de 1973
Iniciamos nossas atividades na sede em Campinas (SP) com o objetivo de promover o desenvolvimento agropecuário por meio da difusão de novas tecnologias. Nossos eixos prioritários eram: apoio ao ensino, subvenção de pesquisas, auxílio à realização de eventos, publicação e divulgação de trabalhos técnico-científicos voltados à agricultura.

1985

Realizamos 100 publicações no ano.

1988

Publicamos 150 trabalhos técnico-científicos para a agricultura.

1993

Lançamos o Projeto Semear, na área da educação. A iniciativa incluiu o ensino agrícola nos currículos de 1º grau das escolas nas comunidades onde atuamos.

1996

Realizamos 200 publicações técnico-científicas no ano.

1998

Mudamos nossa sede para a capital São Paulo.

1999

Adotamos uma nova missão: preparar as próximas gerações para serem bem-sucedidas na educação, no trabalho e na vida.

Lançamos o programa Fura Bolo que contribuiu na melhoria do Ensino Fundamental com a elaboração e distribuição de livros infantis para alunos do 2º ao 5º ano. O programa também capacitou cerca de 2 mil educadores por ano.

2000

Recebemos o prêmio Top Social, iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

2004

Lançamos o projeto de hortas escolares De Grão em Grão. Em 11 anos, a iniciativa produziu mais de 900 toneladas de alimentos e beneficiou meio milhão de pessoas.

2005

O Projeto De Grão em Grão conquista sete prêmios, entre eles o prêmio ABERJE de Relacionamento com a Comunidade e o 23º Prêmio Eco, da Câmara Americana de Comércio de São Paulo.

2006

Aderimos ao movimento Todos pela Educação, que reúne empresas, instituições e o Poder Público.

2007

Primeira edição do Programa de Reconhecimento dos Voluntários.

2011

Redefinimos nosso posicionamento, focando na promoção e disseminação de conhecimento para uma alimentação saudável, segura e acessível, do campo ao consumidor.

2013

Celebramos nossos 40 anos com a realização do Seminário Alimentação em Foco.

2014

Lançamos o novo Programa de Voluntariado Corporativo da Fundação Cargill para a disseminação de conhecimento sobre a alimentação saudável em atividades para crianças de 6 a 10 anos e suas famílias.

Aperfeiçoamos nosso apoio a projetos sociais com o Edital Fundação Cargill. Além do apoio financeiro, passamos a oferecer também apoio técnico e de gestão, favorecendo a sustentabilidade das ações e o seu impacto na comunidade.

2015

Em parceria com a Enactus, lançamos o Prêmio Alimentação em Foco, que estimula e reconhece iniciativas de empreendedorismo comunitário de universitários na área da alimentação.

2016

Lançamos o aplicativo Nutriquiz, uma ferramenta de disseminação de informações sobre escolhas mais conscientes na alimentação.

Apoiamos o projeto Refettorio Gastromotiva, que transformou as sobras de alimentos da Vila Olímpica, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em pratos preparados por renomados chefs e servidos a pessoas em vulnerabilidade social.

2017

Junto com a organização Artemisia, começamos a apoiar negócios de impacto social na alimentação.

2020

Lançamos o edital regional Nutrindo Soluções Locais.

Criamos o Fundo Humanitário que apoiou mais de 83 mil pessoas entre 2020 e 2022, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar agravada com a pandemia do Covid –19.

2021

Iniciamos a revisão estratégica da nossa missão e criamos uma visão que irá nortear nossas ações nos próximos anos.

Missão
Promover a prosperidade das comunidades fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis.

Visão
Transformar comunidades através da valorização de iniciativas que promovam a inclusão, equidade e inovação.

2022

Implementamos a nova estratégia elaborada ao longo de 2021, com o desenvolvimento dos indicadores corporativos de resultados, do modelo de gestão de projetos e de parcerias estratégicas.

Revisamos nosso programa de voluntariado corporativo, que passa a se chamar Nutrindo o Presente, Alimentando o Futuro.

Apoiamos ações emergenciais em Recife e Ilhéus para ajudar famílias impactadas pelas fortes chuvas.

Fomos parceiros da Coop Cargill na realização da edição piloto do Workshop Trilha do Sucesso – Mulheres Empreendedoras e Empoderadas.

2023

Ao longo do ano, celebramos nossos 50 anos com uma série de ações de engajamento e eventos em cidades como Ilhéus, Goiânia, São Paulo e Santarém.

Reformulamos nosso logo, mudamos o domínio do nosso site para fundacaocargill.org.br e inauguramos nosso perfil no Instagram.