Alimentação em Foco Menu
Nossa História

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest

Nossa História


Em atuação desde 1973, a Fundação Cargill faz a diferença nas comunidades onde atua, com uma receita que envolve mobilização, criatividade e transformação social.

 

Desde 1973, a Fundação Cargill se dedica a promover a disseminação do conhecimento, fomentar a inovação no setor da alimentação e contribuir para a transformação social do país. 

Seja por meio do apoio a projetos que geram soluções tecnológicas para o setor agrícola ou iniciativas educativas que levam conscientização alimentar para as comunidades, o foco da Fundação Cargill sempre foi promover qualidade de vida para as comunidades onde ela está inserida.

A Fundação Cargill conta com uma rede formada por funcionários, voluntários, instituições de pesquisa e ensino,  e organizações das mais diversas naturezas  que juntos beneficiam anualmente milhares de pessoas em todo o Brasil.

Tamanho empenho é reconhecido pelos prêmios conquistados, assim como pelo respeito adquirido em todos os setores do mercado, seja ele público, privado, acadêmico ou junto às comunidades em que atua.

A Fundação Cargill sente-se estimulada a promover cada vez mais a transformação social em prol de uma alimentação segura, sustentável e acessível a todos.

Conheça alguns de nossos números:

 

História Fundação Cargill

Cerca de 50 mil pessoas são beneficiadas todos os anos por meio de nossas iniciativas.

Voluntários Fundação Cargill

Contamos com o apoio de centenas de voluntários que somam esforços e transformam nossas comunidades.

Projetos Fundação Cargill

Anualmente, dezenas de projetos sociais atuam na causa alimentação em toda sua cadeia, beneficiando milhares de pessoas.

 



Linha do tempo


Conheça os projetos, os prêmios e as ações que ajudaram a construir a nossa história.


Década de 2010

Em 2011, a Fundação Cargill redefine seu posicionamento estratégico, assumindo como missão “promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor”.

Em comemoração aos 40 anos de atuação, a Fundação Cargill realiza o Seminário “Alimentação em Foco”, reunindo profissionais do segmento alimentício, empresas, poder público, nutricionistas, estudantes, imprensa e funcionários da Cargill.

Em 2014, é “redesenhado” o  “Programa de Voluntariado Corporativo” da Cargill, passando a  disseminar o conhecimento sobre educação alimentar para as comunidades onde a Cargill está presente. A iniciativa também incentiva a atuação dos voluntários no Programa “de grão em grão” e nos demais projetos sociais apoiados pela Fundação Cargill.

A Fundação Cargill aperfeiçoa a sua forma de apoio às iniciativas e projetos sociais por meio do Edital Fundação Cargill, além de oferecer apoio financeiro, passa a oferecer também apoio técnico e de gestão aos projetos selecionados, favorecendo assim a sustentabilidade das ações e o seu impacto na comunidade.

Em 2015, a Fundação Cargill lança o “Prêmio Alimentação em Foco”, em parceria com a Enactus Brasil, estimulando jovens universitários a desenvolverem projetos inovadores e transformadores na área da alimentação, nas comunidades onde eles vivem e próximo a onde estudam.

Em 2016, é  lançado o aplicativo Nutriquiz, um jogo em formato de perguntas e respostas que dissemina informações para promover escolhas conscientes para alimentação. O ano também é marcado pelo apoio ao projeto Refettorio Gastromotiva, idealizado pela Gastromotiva, organização que utiliza a gastronomia como meio de transformação e inclusão social. A iniciativa promove o reaproveitamento de de alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados, em pratos preparados por renomados chefs, formando pessoas em práticas gastronômicas e alimentando comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Em 2017, o Programa de Voluntariado Corporativo da Cargill, ganha nome, passa a se chamar ‘Semeando Futuro‘.

Fundação Cargill e Artemisia se unem para apoiar negócios que apresentem soluções inovadoras e escaláveis de impacto social na alimentação. A parceria resulta na construção do Estudo “Impacto Social em Alimentação” – análise aprofundada dos principais temas e desafios do setor.

A Fundação Cargill e a ONG Narrativa da Imaginação lançam o jogo de cartas “Menu: o que vai comer hoje?”.

Em 2018, a Fundação Cargill realiza o “Artemisia Lab”, processo de aceleração de negócios de impacto na alimentação.

Comemora-se os 45 anos de existência da Fundação Cargill.

Em 2019, a missão da Fundação Cargill é simplificada para “promover a alimentação segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor”.

Com centenas de publicações realizadas ao longo dos anos, a Fundação Cargill se mantém firme no propósito de transformar a realidade de milhares de pessoas no Brasil.

2000
2010
Década de 2000

Nesse período o programa de voluntariado corporativo da Cargill,  ganha força e conta com cerca de 300 voluntários engajados nos programas educacionais da Fundação Cargill. Em 2004,  é lançado o Programa “de grão em grão”, responsável pela implantação de hortas em mais de 130 escolas municipais, e a apresentação de conteúdos voltados a alimentação segura e acessível, fornecendo material didático para alunos e educadores, além de formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e merendeiras. O programa é alinhado com as diretrizes básicas do programa “Fome Zero”, lançado pelo o Governo Federal à época.

90
2000
Década de 90

Em 1993, a Fundação Cargill lança o projeto “Semear” que apresenta o ensino agrícola aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de algumas cidades onde a Cargill atuava.

Em 1997 o voluntariado corporativo tem início. Os funcionários da Cargill em algumas cidades, entregavam material escolar para as crianças nas comunidades rurais.

Em 1998, a Fundação Cargill muda sua sede para a cidade de São Paulo. No ano seguinte, lança o, premiado, programa de estímulo a leitura “Fura-bolo”. O programa colabora com os educadores e alunos das redes públicas municipais de ensino fundamental, por meio de livros didáticos com histórias e contos folclóricos populares de todo o Brasil. O material é complementado com cadernos de atividades para os alunos e propostas de interações para os  professores e educadores, que recebem anualmente, cursos de formação continuada.

80
90
Década de 80

Após os primeiros anos de atuação social, foram alcançados os seguintes resultados: Doação de 119 bolsas de estudos para cursos superiores de agronomia, medicina veterinária e zootecnia;

Patrocínio de 89 projetos de sociais, viabilização de dezenas de palestras, congressos, seminários e conferências, não apenas no Brasil, como também no exterior.

70
80
Década de 70

Instalada no Brasil desde 1965, a Cargill constitui sua Fundação com o intuito de impactar positivamente as comunidades brasileiras.

Em 18 de setembro de 1973, em Campinas, interior do estado de São Paulo, é constituída a Fundação Cargill com o propósito de promover transformação social por meio da disseminação do conhecimento de inovações no setor agropecuário.

Os quatro pilares fundamentais escolhidos para a atuação em sua fase inicial foram: apoio ao ensino, auxílio a projetos de pesquisa, promoção de eventos e divulgação de trabalhos técnico-científicos.

A Fundação Cargill dedicou seus primeiros anos de história para a publicação de diversos títulos que levam ao produtor rural o conhecimento de novas tecnologias, contribuindo assim para o desenvolvimento da agricultura no país. Além disso, atuou no financiamento e disponibilização de recursos para os setores de pesquisa e educação no Brasil.

O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading