“Sem a indústria, o mundo passaria mais fome”, diz Cláudio Zanão

Notícias

“Sem a indústria, o mundo passaria mais fome”, diz Cláudio Zanão

Diante de um quadro crescente de obesidade no Brasil, muitas vezes relacionado ao consumo excessivo de alimentos industrializados, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados, Cláudio Zanão, faz uma defesa do setor. Para ele, a indústria de alimentos tem um papel fundamental no combate à fome no mundo e tem se esforçado para contribuir com as políticas públicas que visam adequar o portfólio de produtos a uma alimentação mais saudável no Brasil. Os acordos de cooperação com o Ministério da Saúde para redução do sódio e do açúcar são demonstrações claras desse compromisso.

Alimentação em Foco: Como que você entende o papel da indústria de alimentos hoje no enfrentamento da fome no mundo?

Cláudio Zanão: A indústria consegue fazer alimentos em quantidade e com qualidade. É muito bacana o movimento que estimula as pessoas a se alimentarem de forma orgânica, terem suas próprias hortas e galinheiro, mas no mundo atual é preciso escala. Hoje a grande maioria da população vive em cidades e mora em apartamentos. Sem a indústria, o mundo passaria mais fome. Essa contribuição da indústria nem sempre é reconhecida. Infelizmente, há uma percepção equivocada de que a indústria é prejudicial ao meio ambiente e à saúde. Isso acontece em todos os setores.

Alimentação em Foco: Hoje vivemos uma epidemia de obesidade e muitos atribuem esse quadro ao aumento no consumo de alimentos industrializados. Como você vê essa “demonização” do alimento industrializado?

Cláudio Zanão: Eu até gosto de citar que a indústria de bebida já descobriu o mote: “beba com moderação”. A indústria de alimentos poderia utilizar o mesmo mote, isto é, “coma com moderação”. Agora, cada pessoa tem o seu modo de viver. Algumas optam por uma vida mais saudável, por perder peso e fazer exercícios. Outras não se importam com isso. O que nós, da Abimapi, dizemos sempre é: coma com moderação! Se você quer emagrecer, coma menos e gaste mais calorias, faça mais exercícios. Você nunca deve se privar de alguma coisa radicalmente. Consuma, mesmo que seja em pequena quantidade, pois aquilo vai te dar prazer e não vai te fazer mal. Basta administrar a quantidade do que se consome. É a famosa reeducação alimentar. Tudo nesta vida tem que ser feito de maneira moderada.

Alimentação em Foco: Como foi a negociação com o Ministério da Saúde para a redução do sódio, assinada no ano passado?

Cláudio Zanão: Nós fizemos todo um trabalho interno junto com os técnicos da indústria para chegar a valores possíveis. Não adianta termos aspirações que não vão acontecer. Fizemos uma primeira redução e já trabalhamos novamente para uma segunda redução possível. Mas não podemos descaracterizar os produtos. É aquela velha história: o produto sem sódio vira quase uma comida de hospital. E aí a categoria tende até a desaparecer porque ninguém consegue comer uma comida, teoricamente, com sabor de hospital, para sempre.

Alimentação em Foco: Você acredita que os acordos com o Ministério da Saúde são realmente o caminho para chegar a produtos mais saudáveis?

Cláudio Zanão: Pela nossa experiência no sódio sim, eu acredito. Foi um trabalho em conjunto da indústria e do governo. Mas cada empresa responde por sua marca e a ANVISA vai avaliar e divulgar aquelas que estão dentro e as que estão fora dos limites estabelecidos. A indústria que não quiser ficar com sua imagem prejudicada tem que obedecer o acordo que ajudou a criar. Esta responsabilidade do empresário é fundamental para que a coisa aconteça. Resultado: todas as grandes marcas estão dentro do acordo. Os acordos são válidos para a indústria porque ela participa, ela ajuda a manter as metas.

Alimentação em Foco: Como estão as negociações para a redução do açúcar?

Cláudio Zanão: Nós já chegamos a um “acordo interno”, associativo, entre as categorias de produtos, e estamos nos preparando para discutir isso com o Ministério da Saúde e com a ANVISA. Ainda estamos nas fases preliminares e, sem dúvida, ainda levará um tempo para essa assinatura. O próprio acordo do sódio – a segunda fase – já está fechado, mas ai ainda não foi assinado em função das questões políticas do país.

Alimentação em Foco: Qual o desafio para reduzir o açúcar?

Cláudio Zanão: O açúcar, além de adoçar, tem também a função de “encorpar” o alimento. Colocando duas colheres de açúcar em um copo de suco, você adoça e também aumenta o volume da bebida. Se você adoçar com adoçante, apenas algumas gotas já são suficiente para dar o sabor, mas não proporcionam o volume. Então, o desafio da indústria é realmente reduzir o açúcar e não substituí-lo. E isso é o mais difícil, pois vai provocar um impacto no sabor. Após os testes e aprovações ainda teremos uma segunda fase, que é mandar confeccionar as novas embalagens. Dentro de uma indústria, as embalagens duram um ano, um ano e meio, dependendo do tipo de embalagem.

Alimentação em Foco: A forma de comunicar essa redução também está sendo discutida? Algumas organizações de defesa do consumidor defendem a adoção de um “semáforo” nas embalagens. O que você acha?

Cláudio Zanão: Ainda não estamos falando em como comunicar essa redução. Nós somos, a princípio, contra a ideia de semáforo. A nossa embalagem está virando uma bula. São tantas informações que já estão lá dentro que elas mais confundem do que esclarecem o consumidor. Acho que nós precisamos, talvez, complementar as informações da embalagem através do site dos produtos do fabricante. Assim, quem quiser mais detalhes, teria como complementar essas informações.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde