Sistemas agroflorestais em comunidades

Notícias

Sistemas agroflorestais em comunidades

Entenda o que são sistemas agroflorestais e como eles podem beneficiar a sociedade

As técnicas agrícolas vêm sendo utilizadas há várias gerações ao redor do mundo. Entretanto, há alguns anos elas vêm despertando interesse de estudo científico.

O fato é que o sistema utilizado na agricultura influencia muito na conservação ou degradação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

Em outras palavras, o uso inapropriado dos recursos naturais geram consequências negativas, não apenas no âmbito ecológico, mas também no econômico e social.

Com isso, os sistemas agroflorestais (SAFs) ganham destaque nas comunidades e trazem dezenas de benefícios para o planeta.

O que é um sistema agroflorestal?

É um sistema de produção inspirado na dinâmica da natureza, onde florestas perenes (plantas de ciclo de vida longo) convivem com espécies cultivadas, como árvores frutíferas, ervas e raízes, e podem ter também a criação de animais convivendo no mesmo espaço.

Os  sistemas agroflorestais (SAF’s) buscam o equilíbrio entre a produção de alimento e a natureza. Combinam numa mesma área, o plantio de árvores, arbustos e animais, tanto para o próprio consumo, quanto para a comercialização em mercados e feiras locais.

São definidos economicamente em três categorias:  comerciais, de subsistência e intermediários.

No aspecto funcional, os SAFs são classificados em duas categorias: de produção – com a finalidade principal de produzir alimentos ou fibras para o consumo – e de proteção – que tem a função de proteger elementos naturais, como matas e mananciais.

Os sistemas agroflorestais trazem uma série de benefícios para as comunidades:

  • com a produção sazonal e diversificada é possível ter variedades de alimentos na mesa ao longo do ano, elevando a qualidade de vida do produtor;
  • culturas diversificadas de ciclo curto, médio e longo e criação de animais de fácil comercialização, diminuem os riscos do mercado para o agricultor.
  • as diferentes culturas cultivadas exigem demandas variadas, trazendo a necessidade de mais mão-de-obra no campo e desestimulando a migração dos jovens para os centros urbanos;
  • ajuda a manter a biodiversidade do meio ambiente, atraindo diferente animais e plantas para a área cultivada;
  • evita a prática da queimada;
  • contribui para regular o ciclo da água local;
  • promove a recuperação do solo degradado;
  • menor necessidade de utilização de recursos externos, tornando o sistema mais sustentável;
  • diminui a ocorrência de pragas e doenças, ocasionando menor investimento em insumos e, portanto, maior economia para o produtor rural.

Para se aplicar um sistema agroflorestal é necessário grande conhecimento de botânica, agronomia e silvicultura e exige planejamento e estudo do local especializado.

Esse sistema pode ser empregado tanto por pequenos produtores, como médios e grandes, pois cada produtor empregará a tecnologia apropriada para atingir seus objetivos, sejam eles, comerciais, de segurança alimentar ou para serviços ambientais.

Os sistemas agroflorestais são uma excelente alternativa de prática da agricultura nas comunidades. Pois além de preservar o meio ambiente, permite a diversificação de renda das famílias.

Fontes:

https://www.embrapa.br/busca-de-projetos/-/projeto/201692/sistemas-agroflorestais-para-a-soberania-alimentar-a-geracao-de-renda-e-a-recuperacao-dos-servicos-ambientais-de-assentamentos-rurais-do-territorio-da-cidadania-de-manaus-e-entorno-am

https://www.manejebem.com.br/publicacao/novidades/como-iniciar-um-sistema-agroflorestal

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/01/23/comunidades-de-juruti-experimentam-metodo-de-sistemas-agroflorestais.ghtml

https://alimentacaoemfoco.org.br/sistema-agroflorestal-micro-organismos/

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/ceplac/informe-ao-cacauicultor/manejo/cartilhas-senar/199-sistemas-agroflorestais.pdf

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde