Técnicas de segurança alimentar que todos os que cozinham deveriam conhecer

Notícias

Técnicas de segurança alimentar que todos os que cozinham deveriam conhecer

Muitas conversas e boas lembranças – essas são as experiências positivas que os bons anfitriões esperam criar em torno dos pratos que preparam para os momentos festivos

Mas como fazer para não estragar a festa? Seguir adequadamente as técnicas de manuseio seguro de alimentos, que deveriam ser conhecidas por todos aqueles que cozinham.

De acordo com o órgão americano destinado ao controle e prevenção de doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) a cada ano, uma em cada seis pessoas sofre de intoxicação alimentar, o que chega a afetar cerca de 48 milhões de pessoas.

Cuidado com doenças transmitidas por alimentos

“Às vezes, as causas de intoxicação alimentar estão além do nosso controle, apesar das normas e melhores práticas adotadas por agricultores e empresas de alimentos. Embora sempre se destaque o papel dos restaurantes e dos alimentos prontos para o consumo na luta contra as intoxicações alimentares, muitas vezes esquecemos que aqueles que cozinham em casa também são parceiros importantes para a redução de riscos de doenças transmitidas por alimentos”, afirmou Mike Robach, vice-presidente de segurança alimentar da Cargill.

“Os patógenos de origem alimentar mais comuns, como a Salmonella e o Campylobacter, podem causar doenças graves, principalmente em crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e em outras pessoas imunocomprometidas”, como apontou Shelley Feist, diretora-executiva da ONG norte-americana Partnership for Food Safety Education. E completou: “Para proteger sua família desses micro-organismos e das doenças graves que eles podem causar, é importante manter constantemente a higiene das mãos e a manipulação segura dos alimentos“.

A cada ano, de acordo com o CDC, as doenças transmitidas por alimentos causam 128 mil internações e 3 mil mortes, pois elas podem levar a condições mais graves, como a sepse e a insuficiência renal.

Como qualquer chef de cozinha habilidoso, você estará melhor preparado para criar uma festa inesquecível se você tiver sempre em mente as práticas de manipulação segura dos alimentos. Eles são tão importantes para uma refeição perfeita quanto as facas afiadas, panelas de alta qualidade, ingredientes frescos e utensílios apropriados.

Boas práticas de manipulação de alimentos

  • Lave as mãos e limpe as superfícies com frequência
  • Antes de começar a cozinhar, certifique-se de que sua área de trabalho e seus utensílios estão limpos.
  • Lave todas as superfícies em que irá preparar os alimentos com água quente e sabão, incluindo as tábuas de corte.
  • Se algum dos utensílios ou recipientes de que você irá precisar estiver sujo, utilize a lava-louças, ou então lave-os à mão, em uma pia com água quente e sabão.
  • Finalmente, lave suas mãos com água morna e sabão por 20 segundos, antes e depois de manusear alimentos.

 

Enxágue e higienização dos alimentos

Dependendo dos alimentos que você irá utilizar, é necessário entender a higienização e enxágue de frutas e vegetais frescos:

  • Lave as frutas e vegetais em água corrente antes de comê-los ou usá-los em algum preparo.
  • Legumes e frutas de casca-firme, como pepinos e maçãs, devem ser esfregados sob água corrente, com a mão ou com uma escova limpa.
  • Você também deve enxaguar qualquer produto que será descascado, pois a lâmina de uma faca ou um descascador podem facilmente transferir para a polpa os micro-organismos que estão na superfície .
  • Use toalha de papel para secar as frutas e os vegetais.
  • Não há nenhuma necessidade de lavar carne crua ou aves, pelo menos, não em nome da segurança alimentar. Isso apenas serviria para eventualmente espalhar bactérias em sua pia ou ao redor dela.
  • Aves e carnes cruas devem ser cozidas até atingir uma temperatura interna segura.

Manuseie carnes e aves com segurança

Os melhores cozinheiros, sabem da importância do manuseio seguro de aves e carnes cruas. Para começar, não descongele carnes e aves em temperatura ambiente, pois isso proporciona um ambiente ideal para que as bactérias nocivas se multipliquem e se espalhem.

Existem três maneiras seguras para descongelar alimentos:

  • Na geladeira, submersos em água fria ou no microondas, devem ser cozidos imediatamente.
  • Mantenha aves e carnes cruas separadas de outros alimentos e use uma tábua de corte para elas e outra separada para frutas e verduras.
  • E vale o lembrete – nunca ponha alimentos cozidos em um prato que foi usado para carnes e aves cruas ou malpassadas sem lavá-los antes.

 

Cozinhe o alimento em temperatura segura

Se você precisa de uma razão convincente para cozinhar o alimento até atingir uma temperatura segura, aqui vai: até mesmo um chef de cozinha profissional não consegue dizer com precisão se um alimento atingiu uma temperatura interna segura ou não.

Os alimentos podem ser consumidos com segurança quando cozidos a uma temperatura interna alta, que mata as bactérias nocivas que causam doenças. Para verificar a temperatura adequada do alimento, obtenha um termômetro para alimentos e use-o constantemente.

Uma lista de temperaturas internas seguras está disponível no site da “Paternship for Food Safety Education“.

Consumo seguro das sobras de alimentos

O risco de intoxicação alimentar é reduzido se as sobras de comida forem armazenadas adequadamente no refrigerador, a uma temperatura de -4,5 °C ou inferior.

Mantenha as sobras em recipientes rasos, para que elas esfriem com mais rapidez. Quando reaquece-las, certifique-se de que elas atingiram uma temperatura de 74ºC, medida com um termômetro de alimentos.

Você encontra mais dicas para aprimorar os seus conhecimentos sobre segurança alimentar em storyofyourdinner.org.

Lá é possível conferir uma animação em vídeo, produtos divertidos, como o jogo americano infantil, que você pode baixar e imprimir, além de uma coleção de receitas de pratos deliciosos que incorporam dicas de alimentação segura.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde