Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Acessível Tempo, trabalho e talento
Tempo, trabalho e talento

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
03/08/2015
Alimentação Acessível

Tempo, trabalho e talento


Aprendizado a partir da diversidade; expansão do repertório; fortalecimento da capacidade de se relacionar com o outro; novas perspectivas sobre a vida, lições de superação; melhor aproveitamento do tempo em iniciativas benéficas para a vida de quem mais precisa. A lista de recompensas vindas do voluntariado pode ser infinita, além de ser única para cada pessoa que o vivencia. Quando a atividade é proporcionada pela própria empresa onde se trabalha, os ganhos se estendem e passam a fazer parte do desenvolvimento profissional do funcionário.

Cada vez mais empresas procuram um perfil profissional que englobe em suas habilidades características como pró-atividade, espírito crítico e posicionamento diante de situações-limite ou adversas. E foi assim que, ao longo do século 21, o voluntariado empresarial conquistou o seu espaço.

Valendo-se da estrutura já estabelecida pela Cargill em diversas localidades do Brasil, a Fundação Cargill estendeu o conhecimento da empresa nos temas relativos à alimentação para as comunidades em que atua. Os primeiros passos desta história foram dados em 1973. De lá para cá, a Cargill investiu em oportunidades para que seus funcionários pudessem participar ativamente da experiência do voluntariado.

As atividades são organizadas a partir das necessidades das comunidades locais e, hoje, já é possível colher os frutos positivos dessa iniciativa. Quem confirma são os próprios participantes.

Conheça algumas dessas experiências inspiradoras:

Eder Sacchi | Planejador de Manutenção | Unidade de Três Lagoas (MS)

Voluntário desde 2008, Eder conta que sempre quis contribuir com a comunidade onde vive. “A Fundação Cargill, além de oferecer essa oportunidade, me deu a chance de levar essa ideia adiante de forma organizada e com foco”, avalia. No programa “de grão em grão”, Eder já coordena o trabalho de outros voluntários, atendendo 15 escolas municipais participantes do programa.

“No ano passado, quando iniciamos o plantio da horta no lar de idosos, foi muito gratificante ver a alegria de cada um deles enquanto nos ajudavam na atividade. Além disso, no cuidado diário da plantação, sinto que aprendo muito com a vivência e a sabedoria que eles trazem. Além disso, para desenvolver minhas atividades como voluntário, aprendi a organizar melhor meu desempenho como funcionário no dia a dia, já que me esforço mais para dar conta das duas atividades sem sobrecarga ou perda de desempenho.

Recomendo o voluntariado para quem deseja fazer algo por sua comunidade. Ajudar a fazer e a cuidar de uma horta, entregar os livros nas escolas, assistir a uma apresentação de alunos em uma data comemorativa pode parecer pouco, mas é no pouco que cada um faz com que todos ganhem. Uma frase que gosto muito é ‘Que tipo de homem é o que não tenta fazer do seu mundo um lugar melhor?’. A minha aposta com o trabalho voluntário é ajudar a tornar o mundo melhor.”

Eliandro Scheffel | Atendimento Fiscal | Unidade de Paranaguá (PR)

Voluntário desde 2010, ao relatar sua experiência, Eliandro faz questão de iniciar agradecendo aos demais participantes do voluntariado. Ele acredita que o sucesso da iniciativa vem da dedicação de todos os envolvidos. Foi inclusive pelos colegas de trabalho que ele ouviu falar do programa. “Sempre fui prestativo e nunca me faltou vontade de ajudar. Quando vi, então, que realmente poderia aproveitar a oportunidade para fazer algo assim, não perdi tempo”, conta. O empenho de Eliandro vem sendo reconhecido. Desde 2012 ele faz parte do grupo de coordenadores dos projetos sociais da unidade onde trabalha e, com o projeto “de grão em grão”, eles já atendem, aproximadamente, 4.500 crianças em 17 escolas municipais. As atividades envolvem manter a comunicação funcionando com a equipe de manutenção das hortas e estruturas, com os demais voluntários e com os diretores e coordenadores das escolas, além da equipe da Fundação Cargill em São Paulo e das secretarias municipais envolvidas. Treinamentos e capacitação de novos voluntários, professores, merendeiras, e a distribuição de livros, visitas e atividades com as crianças nas hortas completam a rotina intensa e animada.

“É muito gratificante fazer parte de um grupo que realmente faz a diferença. Conhecer sua comunidade e poder fazer algo para ajudá-la é recompensador. Adquirimos experiências enriquecedoras diariamente; tenho ótimas lembranças de várias ações. Com certeza, existem funcionários que têm vontade de fazer algo a mais e o apoio da Fundação Cargill é fundamental. Uma pessoa feliz é sinônimo de bom rendimento em tudo, fazendo com que todos ganhem – a empresa, o colaborador, a sociedade.

Na vida, tudo tem a sua hora, mas nunca deixe para depois o que você pode fazer hoje. Se você acha que este é o momento de ajudar, venha e faça parte desta história. Juntos, podemos mudar o mundo, não tenha dúvida.”

Adao Ostroschi | Técnico em Segurança do Trabalho | Unidade de Porto Ferreira (SP)

A história de Adão com o voluntariado vem desde 2006. De lá para cá, muitas experiências já foram vividas e, hoje, ele é coordenador dessa atividade na unidade em que atua. “Eu participo do programa “de grão e grão”, que é uma experiência muito legal porque o trabalho é para as crianças e eu tenho filhos. É muito gratificante ver o brilho no olhar das crianças quando falamos com elas”, assume. Com uma rotina de trabalho bastante agitada, Adão acredita que o dinamismo do voluntariado melhorou seu desempenho diante dos desafios do próprio trabalho.

“Você doa o seu tempo e recebe muito em troca. Eu aconselho a adoção dessa iniciativa, porque é uma grande experiência para a vida, não só para o trabalho. É uma vivência pessoal que fortalece. Muitas vezes reclamamos da nossa vida e quando conhecemos outra realidade, o outro, percebemos as coisas de um modo diferente.”




Conteúdos relacionados



Como fazer horta em casa?

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Produção de queijo em casa: como fazer?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade