Veja quais são os principais erros na preparação das ceias de fim de ano

Notícias

Veja quais são os principais erros na preparação das ceias de fim de ano

Para garantir a qualidade e a segurança das ceias de fim de ano, a nutricionista Etelma Rosa, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, listou as ações mais comuns que podem levar à contaminação dos alimentos, com desagradáveis consequências à saúde.

“Um erro clássico é deixar a ceia da noite para o dia seguinte sem o armazenamento adequado, em geladeira”, explica a nutricionista, acrescentando que esta época do ano é muito quente e isso colabora para a proliferação de bactérias. “Tudo que for proteico (como carnes) e que tiver ovos, deve ir para a geladeira. O principal erro das pessoas é achar que depois que o alimento foi cozido não há mais perigo de contaminação”.

Outra dica é preparar uma grande quantidade de comida adequada a capacidade de armazenamento segura. “Quanto mais sobras, menos espaço na geladeira. E menos espaço significa menos ar frio circulando entre os recipientes com as sobras da ceia”, explica.

Confirma, abaixo, algumas dicas para garantir uma ceia segura:

– Manter alimentos expostos fora de refrigeração por períodos longos, às vezes, até o dia seguinte. Isso implica na proliferação de bactérias, principais causadoras de intoxicações alimentares.

– A escolha dos ingredientes para o preparo da ceia é muito importante, pois alimentos muito gordurosos não combinam com as altas temperaturas do verão. Assim, deve-se dar preferência a receitas com vegetais, frutas da estação e evitar aquelas com carnes e cremes muito gordurosos.

– Preparações à base de ovos não devem ficar fora da refrigeração por período prolongado, como maioneses, rabanadas, doces de ovos, cremes, farofas.

– Manter os alimentos sempre cobertos e, se possível, aquecidos até o momento em que serão servidos.

– Não utilizar o mesmo talher para servir diferentes preparações.

– Não preparar um volume muito grande de comida, de forma que o seu acondicionamento em refrigeração não seja possível e adequado, pois as sobras devem ser devidamente acondicionadas em recipientes apropriados e colocados de forma espaçada para facilitar a passagem do ar frio.

Com informações: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde