Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Alimentação Acessível Educação alimentar na escola para uma vida saudável
Educação alimentar na escola para uma vida saudável

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
30/07/2015
Alimentação Acessível

Educação alimentar na escola para uma vida saudável


A Educação Alimentar e Nutricional, elaborada pelo Programa Nacional de Educação Alimentar (PNAE), busca estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas por uma alimentação mais saudável.

O que muita gente não sabe é que o tema é conteúdo previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e, portanto, também deve ser trabalhado em escolas e salas de aula de todo o país.

“Reconhecer, ao longo destes últimos anos, que a alimentação escolar é parte do processo educativo foi uma das mudanças de paradigma verificadas na alimentação escolar”, afirma Albaneide Peixinho, Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Como mostra da relevância do assunto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao levantamento de 2010, apontam que 15% das crianças com idade entre cinco e nove anos têm obesidade.

Isso significa que uma em cada seis crianças brasileiras está com sobrepeso e sofre com obesidade infantil, de acordo com o parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste cenário, levar a educação alimentar na escola para dentro da sala de aula é um compromisso que deve ser assumido pelos gestores escolares e professores em prol da saúde e do futuro das crianças.

De acordo com Katia Karam Gonzalez, pedagoga e assessora da Fundação Cargill para o Programa “de grão em grão”, nos últimos 30 anos, o Brasil reduziu significativamente a desnutrição infantil, mas o problema coexiste com a obesidade.

 

Alimentação Escolar

Katia aponta que apenas 38,3% das crianças entre cinco e dez anos de idade consomem frutas, legumes e verduras. Neste contexto, a pedagoga avalia que a escola, justamente por ser um equipamento social tão relevante para a formação das crianças e adolescentes, não pode omitir-se da responsabilidade de tratar da educação para uma alimentação saudável como prioridade.

 

Alimentação escolar

 

No âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), frente de atuação de Albaneide, o desafio está em fazer com que a educação alimentar e nutricional seja abordada de maneira transdisciplinar, perpassando e integrando as diversas disciplinas.

“Cada uma pode contribuir em alguma medida para a construção de competências relacionadas a uma visão crítica sobre a alimentação e que promovam escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis”, explica.

A Fundação Cargill apoia a presença da alimentação saudável nas escolas

Foi pensando em tornar realidade a presença da alimentação na escola de forma saudável, que o Projeto “de grão em grão” saiu do papel, em 2004. De lá para cá, ele percorreu mais de 21 cidades de 8 Estados brasileiros, realizando um trabalho voltado às crianças de 6 a 10 anos de escolas públicas municipais.

Em 10 anos, foram distribuídos mais de 460 mil livros aos alunos das escolas municipais onde o programa esteve presente – material utilizado para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os temas de educação alimentar infantil.

Além disso, cerca de 20 mil professores e merendeiras participaram dos encontros de formação continuada, compartilhando dicas sobre o cuidado com o manuseio de alimentos e informações sobre obesidade, má nutrição, rotulagem de alimentos, entre outros assuntos.

O resultado desse trabalho pôde ser visto nas mais de 900 toneladas de alimentos produzidos nas hortas escolares do programa, que, além de enriquecerem o cardápio da merenda, fazem a ponte para o ensino do conteúdo das disciplinas. Uma iniciativa que envolve toda a comunidade em prol da educação alimentar na escola.




Conteúdos relacionados



Como fazer horta em casa?

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Produção de queijo em casa: como fazer?

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
154 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
66 postagens
Institucional
77 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade